Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
30/06/2020

Secagem e armazenagem de grãos na propriedade avançam em Guarani das Missões

Diante da crescente demanda relacionada às vantagens da armazenagem de grãos na propriedade, garantindo maior autonomia ao produtor rural sobre os grãos produzidos, a Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), tem fomentado e atendido os produtores na implantação de silos secadores e armazenadores de grãos. No município de Guarani das Missões, por exemplo, são 50 silos de alvenaria já implantados em propriedades da agricultura familiar, com capacidade estática total para armazenar 20.047 sacas de grãos, ou seja, mais de 1,2 toneladas de grãos. Destes, seis são de uso coletivo, beneficiando três comunidades rurais, e outros 44 silos secadores foram construídos em 28 propriedades para utilização por 31 famílias.

O extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Adilson Lucas Weber, relata que o trabalho é resultado de planejamento entre as famílias assistidas e a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), utilizando-se a ferramenta de cálculo e projeto civil denominado Armazenater, da Emater/RS-Ascar.

Neste ano, mais cinco projetos estão em andamento, que devem culminar na construção de outros oito silos secadores em cinco propriedades rurais, com capacidade de volume estático total para armazenagem de 4.413 sacas, o equivalente a 264,78 toneladas de grãos. “Com isso, devemos finalizar o ano com 58 silos de alvenaria em propriedades do município, com capacidade total de armazenagem de 24.460 sacas, ou seja, 1.467,6 toneladas de grãos armazenados nas propriedades dos agricultores familiares guaranienses”, avalia Webler.

O extensionista destaca que a Aters procura viabilizar a ampliação da prática da secagem e armazenagem de grãos nas pequenas propriedades rurais, contribuindo com a diversificação e a sustentabilidade dos agricultores e pecuaristas familiares. Além disso, “a infraestrutura de armazenamento e pré-processamento dos principais grãos agrícolas produzidos nas propriedades rurais visa à preservação da sua qualidade e ao aumento da renda do produtor, diminuindo a dependência externa e, por consequente, reduzindo a perda de grãos e os custos com transportes, taxas e descontos”, acrescenta.

As famílias interessadas em obter informações complementares sobre a secagem e armazenagem de grãos em silos de alvenaria podem procurar o Escritório da Emater/RS-Ascar de seu município.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br