Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
29/05/2020

Agricultores de Rolador investem em Piscicultura

A Piscicultura tem avançado no município de Rolador, no Noroeste do RS, com investimento dos agricultores e apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar. Dezoito agricultores de Rolador receberam, nesta quinta-feira (28/05), 5.306 alevinos das espécies carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara escamada, húngara espelho, além de jundiá cinza, pacu, cascudo, trairão e piava. A entrega foi realizada em frente ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Os produtores reservaram a quantidade e as espécies desejadas, com apoio e orientação técnica da Emater/RS-Ascar, e retiraram os animais no dia e horário marcados, com todos os cuidados para evitar aglomerações e atender às recomendações das autoridades de saúde. Os alevinos entregues nesta semana são oriundos do Viveiro Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, do município de Ijuí.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Dante Ávila, destaca que a piscicultura tem se consolidado como importante fator de segurança alimentar e geração de renda no município, sendo que os açudes de Rolador são povoados com 16 mil alevinos por ano, distribuídos para 50 agricultores. “A comercialização acontece no município, sendo que muitas vezes o consumidor busca o pescado nas propriedades, fortalecendo a cadeia curta de comercialização, do consumidor adquirindo direto do produtor”, observa o extensionista. Além disso, muitas famílias mantêm o hábito de consumir semanalmente a carne de peixe, em vistas do sabor e da qualidade nutricional.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br