Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
03/03/2020

Mês da Mulher deve reunir quase 12 mil pessoas na região de Santa Rosa

Na Fronteira Noroeste e nas Missões, o Dia Internacional da Mulher será celebrado em 36 eventos, com o envolvimento da Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Será uma intensa programação ao longo do mês de março. A primeira atividade ocorreu no domingo (1º/03), em São Paulo das Missões, onde foi realizado o 21º Encontro Municipal de Clubes de Mães.
Em torno de 300 pessoas participaram do evento, organizado pela Emater/RS-Ascar e pelo Clube de Mães Papoula, com o apoio da Administração Municipal, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do Movimento das Trabalhadoras Rurais. Foram diversas atividades realizadas no Salão da Linha Arabela, entre elas a palestra “Empoderar-se para ser feliz”, conduzida pela extensionista social do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, e o desfile de modas com as mulheres que fazem parte dos 20 Clubes de Mães, como forma de promover o bem-estar e a autoestima e fomentar a economia local. Ao meio-dia foi servido almoço e, à tarde, realizadas dinâmicas de confraternização. O Clube de Mães 14 de Junho, da linha Heloísa Sul, foi o escolhido para sediar a 22ª edição do Encontro, a ser realizada em 2021.
Vanessa, que coordena o trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com mulheres na região de Santa Rosa, comenta que apenas nos eventos a serem realizados no mês de março estima-se mobilizar 11.950 pessoas.

Fronteira Noroeste
Em Tucunduva, o Dia Internacional da Mulher será celebrado na quarta-feira (04/03), às 19h15, no salão paroquial. O Encontro é organizado pela Emater/RS-Ascar, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Prefeitura.
O Encontro Municipal de Mulheres de Santo Cristo será na quinta-feira (05/03), a partir das 9h30. O evento que acontece no CTG Rancho da Amizade é uma promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar e Cresol, com apoio de diversas entidades.
Ainda na quinta-feira (05/03) acontece o 23º Encontro da Mulher Tresmaiense. São aguardadas 400 pessoas no Salão da Comunidade de Progresso. Na programação, que segue entre 9h30 e 15h30, haverá palestras e momentos de descontração.
Inserida na 12º edição do evento “De Mulher para Mulher”, um encontro será realizado na sexta-feira (06/03), em Tuparendi. Em torno de 400 pessoas são esperadas no Clube União, a partir das 19h30.
Novo Machado terá seu Encontro de Mulheres também na sexta-feira (06/03). O evento começa às 9h30, no Salão Evangélico de Cristo, onde são aguardadas 250 pessoas.
O Jantar em homenagem ao Dia da Mulher, de Porto Mauá, também será na sexta-feira (06/03), a partir das 20h, no salão da Terceira Idade. São aguardadas aproximadamente 150 pessoas.
No sábado (07/03), haverá programação em cinco municípios da Fronteira Noroeste. O 31º Encontro de Mulheres de Cândido Godói deve reunir 400 pessoas, no salão paroquial, a partir das 10h. O Encontro da Mulher Alegriense, começa às 8h30, no CTG Querência Alegriense, em uma parceria do Cras, Administração Municipal e Emater/RS-Ascar. Na programação de Porto Lucena, haverá palestra informativa e musical Felicidade Presente, com análise da mulher contemporânea, ministrada por Marianita Ortaça. O evento começa às 13h30, no salão paroquial Nossa Senhora dos Navegantes. Já o 28º Encontro de Mulheres de Campina das Missões será a partir das 9h, no salão da comunidade de Linha 1º de Março, onde são esperadas 600 pessoas.
O 23º Encontro de Mulheres de Independência também será no sábado (07/03). A programação começa às 10h no salão evangélico do Centro, com previsão de público de 500 pessoas.
Em Santa Rosa, o 23º Encontro Municipal da Mulher acontece no domingo (08/03), na comunidade de Manchinha, a partir das 9h. É esperado um público aproximado de 600 pessoas, composto pelas famílias integrantes dos grupos organizados de 32 comunidades rurais.
Com o tema “Empoderamento e biodiversidade, a mulher como geradora de vida e guardiã de sementes e mudas”, o Encontro de Mulheres de Porto Vera Cruz será realizado na quarta-feira (11/03). A programação começa às 14h, no Pavilhão de Eventos.
O Encontro da Mulher Inhacorense, em São José do Inhacorá, também será na quarta-feira (11/03). Palestras sobre Direitos Previdenciários, saúde da mulher e apresentações artísticas estão na programação a ser realizada no Centro Comunitário Católico, a partir das 20h.
Na quinta-feira (12/03) será realizado o Encontro Municipal de Mulheres de Boa Vista do Buricá, às 19h30, no Clube Aliança. Nesta edição haverá show com a banda Barbarella, com músicas intercaladas com falas sobre a musicoterapia no cotidiano da mulher.
O 18º Chá com Aroma de Mulher será em Horizontina, na sexta-feira (13/03), às 19h30. São esperadas em torno de 700 pessoas no Centro de Convivência da Terceira Idade.
O 23º Encontro Municipal de Mulheres de Nova Candelária será no dia 20/03, às 19h30, no Pavilhão da Schweinfest. São aguardadas 500 pessoas no evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Missões
O Encontro Municipal da Mulher de São Pedro do Butiá acontece na quarta-feira (04/03), promovido pela Emater/RS-Ascar e pelo Cras. Será na Linha Teresinha, a partir das 9h. Na programação, destaque para a palestra “Eu sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”, com o professor Roque Antônio Strieder, almoço e momentos de confraternização.
Palestras sobre Igualdade de Gênero e Benefícios da Soja na Alimentação Humana e Bingo alusivo ao Dia da Mulher marcam a programação em Sete de Setembro, na quinta-feira (05/03). Será às 13h30, no salão da linha Estefânia, com previsão de participação de 130 pessoas.
Na sexta-feira (06/03), o 8º Encontro Municipal de Mulheres será realizado no salão da Igreja Luterana, em Dezesseis de Novembro, a partir das 9h15. São esperadas 450 pessoas no evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Cras e Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Palestra sobre a resistência das mulheres na luta por direitos, bem como partilha de experiência da organização produtiva das mulheres, está na programação da atividade a ser realizada em Salvador das Missões, na sexta-feira (06/03), às 13h30. São esperadas em torno de 100 pessoas no Auditório da Escola Estadual João de Castilho.
Ubiretama também realiza o Encontro Municipal da Mulher nesta sexta-feira (06/03). O evento, promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ubiretama, com apoio da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, será no salão paroquial, a partir das 9h.
Roque Gonzales promove o 3º Encontro da Mulher, Família e Trabalho no sábado (07/03), no Clube Ser Olaria, a partir das 9h. Ainda no sábado, acontece o 8º Encontro comemorativo ao Dia da Mulher em Eugênio de Castro, às 14h, no Clube 25 de julho. Ações do Projeto Flor Mulher também marcam a programação do sábado em Porto Xavier. A partir das 9h são esperadas aproximadamente 900 pessoas no salão paroquial do centro.
Na segunda-feira (09/03), Mato Queimado realiza o Encontro de Mulheres, às 19h, no Centro de Convivência, em uma promoção da Prefeitura, Secretaria da Educação e Emater/RS-Ascar.
Em Caibaté, o evento alusivo ao Dia da Mulher será na terça-feira (10/03), às 19h. Cerca de 200 pessoas são esperadas na programação organizada pelo Cras em parceria com Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Na quarta-feira (11/03), na Sede Campestre da Vila Santo Antônio, acontece o Encontro de Mulheres de Cerro Largo. O evento, que começa às 9h30, é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Nesta mesma data ocorre o Chá da Tarde De Mulher para Mulher, em Giruá, a partir das 14h, na sede da Congir.
O Fórum da Mulher será realizado em São Miguel das Missões na quinta-feira (12/03), às 14h, no Clube do centro. A atividade é promovida pelo Conselho Municipal da Mulher e Prefeitura, com apoio da Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A quarta edição do Fórum Internacional Violência de Gênero: um desafio à sociedade contemporânea acontece na sexta-feira (13/03), em São Luiz Gonzaga. São esperadas 300 pessoas, às 13h15, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI).
O Encontro das Mulheres Rurais de Rolador será no sábado (14/03), às 9h30, no Passo da Quaresma. Na programação, palestra com o tema "Eu Sou a Geração Igualdade: concretizar os direitos das mulheres”, almoço, bingo e sarau dançante.
Uma palestra motivacional acontece no salão da comunidade de Esquina Ivaí, em Bossoroca, às 14h do dia 17/03. O Chá das Mulheres, em Santo Ângelo, reunirá os Clubes de Mães da cidade e interior no dia 18/03, às 13h30, no salão da comunidade de Distrito União.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br