Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
08/11/2019

Matas Ciliares é tema de Simpósio e Fórum Regional em Lajeado

Com o objetivo de ampliar as discussões relacionadas às matas ciliares, a Univates de Lajeado programa para os dias 21 e 22 de novembro, o 1º Simpósio da Mata Ciliar e o 7º Fórum Regional da Mata Ciliar. As atividades, que visam compartilhar e apresentar técnicas com cunho científico aplicadas ao processo de recuperação das áreas que contemplam este tipo de formação vegetal, ocorre no auditório do Prédio 11 da Instituição, a partir das 8h. As inscrições estão abertas pelo site https://bit.ly/2PWqV1c. No mesmo endereço também pode ser obtida a programação completa.

A Emater/RS-Ascar, que apoia o evento, participará da mesa redonda sobre regulamentação e implementação do Programa de Regularização Ambiental (PRA) do Rio Grande do Sul. Ao lado da representante do Instituto Centro da Vida Ana Paula Gouveia Valdiones e do diretor do departamento da Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Diego Melo Pereira, o assistente técnico estadual em Sistemas Agroflorestais da Emater/RS-Ascar, Antônio Borba, debaterá ainda políticas públicas para Conservação, Manejo e Uso Sustentável da Biodiversidade na recomposição de vegetação em áreas degradadas.

Outros temas, como, espécies invasoras e o impacto na fauna e na flora das matas ciliares, recuperação de áreas degradadas e sucessão natural, Programa Estadual de Controle de Exóticas Invasoras, Legislação Ambiental e oportunidades de geração de renda na restauração da mata ciliar no bioma Mata Atlântica também serão tratados no Simpósio e no Fórum. Entre os palestrantes estarão representantes de instituições, de associações, de organizações e de universidades, como a Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Federal de Santa Maria (UFSM).

“A intenção geral de ambos os eventos é a de auxiliar técnicos ambientais na implantação de programas locais, contribuindo para integrar novos atores sociais em seus respectivos municípios, oportunizando ainda a divulgação de pesquisas

realizadas em matas ciliares, com estímulo para a troca de experiências”, salientou o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar e integrante da comissão organizadora Marcos Schäfer. A atividade contará ainda com apresentação de trabalhos científicos e mostra fotográfica, em que todos os inscritos podem participar.

A realização é da Univates, Ministério Público do Rio Grande do Sul, Observatório do Código Florestal e Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari, com o apoio de Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Associação dos Enganheiros Agrônomos do Vale do Taquari (Aseat). Mais informações pelo e-mail eventos@univates.br.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br