Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
08/11/2019

Extensionista da Emater/RS-Ascar recebe comenda militar por atuação na área da segurança pública

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Oneide Kumm, do Escritório Municipal de Ibirubá, recebeu, na quinta-feira (07/11) a comenda do Comando Regional de Política Ostensiva do Alto Jacuí (CRPO AJ). A cerimônia de entrega da honraria ocorreu na sede do CRPO AJ, em Cruz Alta, e celebra os 182 anos da criação da Brigada Militar.

O trabalho, considerado relevante pela Brigada Militar, e que resultou na distinção feita ao extensionista, diz respeito ao projeto de georreferenciamento das propriedades rurais, desenvolvido pelas equipes dos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar de Colorado e de Ibirubá. Em Ibirubá, o projeto conta com o apoio da prefeitura municipal, Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Coprel e Sicredi.

"Gostaria de frisar que este é um trabalho feito a muitas mãos, que tem a participação de muitos dos nossos colegas e de diversas instituições. Neste momento, estou representando todos os meus colegas que abraçaram este projeto", disse Kumm.

O esforço coletivo para georreferenciar um ponto, em cada uma das propriedades rurais, deu origem a um mapa, exportado para um equipamento de GPS (Global Positioning System). Este mapa orienta as viaturas policiais a chegarem com rapidez até a propriedade, de onde parte o chamado. "Quem ganha é a sociedade, estamos juntos, unidos em favor da segurança de todos", disse o comandante do CRPO, tenente coronel Eliel de Souza Roque.

Ibirubá tem 42 comunidades rurais, interligadas por 850 km de estradas. Um espaço que, agora, começa a ficar menos nebuloso para os policiais militares. Muitas famílias já instalaram, na frente de suas casas, a placa que contém um número particular, correspondente ao ponto georreferenciado no local.

"Só o fato de ter estas placas nas residências gera sensação de segurança e serve de alerta aos delinquentes, caso aconteça algum evento, a Brigada Militar vai comparecer de uma forma mais rápida", analisou o comandante do

16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), com sede em Cruz Alta, major Cedenir Souza da Silva.

Futuro

A experiência, realizada em Ibirubá, tem deixado prefeitos de outros municípios interessados no projeto de georreferenciamento no campo, a exemplo do prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto, que também esteva presente no evento, em Cruz Alta.

A demanda dos prefeitos é a mesma feita pelas entidades de segurança pública. O assunto, de acordo com o gerente Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, já foi encaminhado à agenda do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, em outubro, quando esteve em Ibirubá participando da Expoibi.

Os futuros desdobramentos do projeto deverão passar pelo diálogo, entre as instituições envolvidas e as comunidades rurais.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 854
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br