Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
07/11/2019

Presidente da Emater/RS participa de Congresso de Gestores em Brasilia

Desde terça-feira (06/11) até hoje (07/11), está ocorrendo o Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, que reúne secretários municipais de agricultura, técnicos extensionistas, representantes de sindicatos de Produtores Rurais e todos os atores envolvidos com o agronegócio do país, no Centro Internacional de Convenções, de Brasília, no Distrito Federal. O evento é uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Nesta tarde (07/11) será realizado o lançamento da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) no Congresso Nacional, o pacto de reconstrução da Aters pública brasileira. E a audiência pública pelo fortalecimento da Ater brasileira.

Na terça-feira (06/11), o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, afirmou que o evento está sendo muito importante e fundamental para repensar e reinventar a Aters do Rio Grande do Sul. "Estamos virando o agronegócio e agropecuária do país pelo avesso, mexendo em todas as partes, fazendo um diagnóstico completo do que está acontecendo no país hoje, quais são as áreas produtivas e improdutivas, o que Mapa está projetando nas suas diversas secretarias, além de atuar e colocar recursos, inclusive da Anater, para desenvolver áreas em todos os cantos do Brasil".

A convite do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schawnke, o presidente participou do painel sobre Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo para o desenvolvimento da agricultura familiar, onde ressaltou o crescimento e o desenvolvimento da agricultura familiar no país como principais desafios atualmente. Para ele, os dois conceitos parecem iguais, mas tem detalhes diferentes. "Não adianta uma parte promover o crescimento se eu deixo uma parte à margem do processo. E aí nosso trabalho na agricultura familiar será muito forte. Dando a mão para aquela família para que o pequeno se transforme em grande", complementou Sandri, reforçando a necessidade de fazer esse conceito chegar na propriedade.

O Congresso visa integrar as políticas públicas para o setor agropecuário da União, dos estados e municípios e promover a divulgação das mesmas para o setor produtivo, bem como receber as críticas e sugestões dos produtores rurais, clientes finais de tais iniciativas para o seu aperfeiçoamento, tornando as políticas para o setor mais eficientes e a agropecuária brasileira ainda mais competitiva.

Durante os três dias de evento, estão sendo debatidas políticas para o setor agropecuário em seus diversos aspectos, desde financiamento e apoio técnico até logística e meio ambiente, de forma a que uma política não venha a se sobrepor ou atrapalhar a outra. Também serão realizados painéis setoriais para o debate de temas específicos e apresentação de casos de sucesso, gerando conteúdo e inovações para o aperfeiçoamento da gestão da agropecuária brasileira.

A reunião dos diversos atores do setor agropecuário também está sendo uma excelente oportunidade de troca de experiências e de construção de network, de forma a aproximar as diversas iniciativas público e privadas tornando-as mais eficientes.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar com informações da Agência CNM de Notícias (Jornalista Lívia Villela)
Jornalista Taline Schneider
(51) 3216-9090 51-99918-6934
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br