Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
04/11/2019

Seminários de Cooperativismo debatem desenvolvimento regional pelo RS

A Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), por meio do Departamento de Cooperativismo e em parceria com a conveniada Emater/RS-Ascar, promove diversos seminários regionais, com temas relacionados aos processos de compra da agricultura familiar e o desenvolvimento através do Cooperativismo. Até o dia 04 de dezembro, os seminários acontecem em Ibirubá, Ametista do Sul, Salvador das Missões e Passo Fundo.

Nesta terça-feira (05/11), em Ibirubá, o Seminário Regional de Cooperativismo acontece no Spazio Centro de Eventos, a partir das 13h30, com o painel O processo de compras da agricultura familiar no RS, com o diretor do Departamento de Cooperativismo da Seapdr, Flávio Smaniotto. Às 14h, a promotora de Justiça Miriam Floriano fala sobre os aspectos do direito humano à alimentação. Na sequência, as estratégias e a organização de cadeias curtas de produção e comercialização de alimentos com o professor Sérgio Schneider, da Ufrgs. No final do encontro, ocorre debate com mediação da nutricionista da Emater/RS-Ascar, Patrícia Fernandes. O seminário encerra com confraternização com produtos regionais da agricultura familiar.

Na próxima semana (12/11), em Ametista do Sul, no Salão Paroquial, ocorre o 3º Seminário Regional de Cooperativismo, a partir das 8h45. Palestras, relatos de representantes municipais e de dirigentes cooperativos fazem parte da programação, que segue à tarde com visita à sede da Cooperametista, no Ametista Parque Museu.

No dia 14 de novembro, o encontro será em Salvador das Missões, durante a 10ª Exposalm. O Seminário Regional de Cooperativismo ocorre no Auditório do Colégio Estadual João de Castilhos, a partir das 13h30. Entre os temas a serem abordados estão as políticas públicas para as cooperativas do RS e os desafios do cooperativismo no século XXI.

Em dezembro, no dia 04, Passo Fundo sedia o Seminário Regional de Cooperativismo. Pela manhã, está prevista palestra sobre o Programa de Extensão Cooperativa, a ser apresentado pela Emater/RS-Ascar. Na sequência, Dieisson Pivotto, do Sescoop/RS, apresenta cenários e desafios mercadológicos para as cooperativas agropecuárias. A partir das 13h, ocorre oficina com potenciais compradores de alimentos da agricultura familiar e mostra e degustação de alimentos.

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural
(51) 3288-6210 / (51) 3288-6224 / (51) 3288-6228
Com apoio da Gerência de Comunicação da Emater/RS-Ascar