Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/10/2019

33º Hortigranjeiros: Pavilhão de Agroindústria e Hortigranjeiros celebra mais uma edição de sucesso

Tudo começou pela comercialização de alimentos da agricultura familiar local na primeira edição, em 1983, por isso, o pavilhão 12, de agroindústria e hortigranjeiros, ratifica-se como o espaço mais tradicional do Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Em sua 33ª edição, a diversidade de produtos chamou a atenção de quem passou pelo Pavilhão e a comercialização foi uma das maiores da história.

O movimento foi intenso desde a quarta-feira (09/10), quando começou o evento, e se intensificou no final de semana. “Um dos expositores vendeu mais de 900 pastéis em um único dia”, comenta Jorge João Lunardi, coordenador da Comissão de Agroindústria e Hortigranjeiros, destacando o sucesso do Pavilhão, que comercializou aproximadamente R$ 1,2 milhão, no total, segundo levantamento da Comissão de Dados Estatísticos, coordenada por Lucas Escher.

Para além da comercialização, destacou-se também, segundo o produtor de hortaliças de Santa Rosa, Paulo Roberto Frey, a divulgação do trabalho realizado por produtores locais. “Valeu a pena em relação às amizades que estabelecemos e pelo contato direto com o cliente, possibilitando divulgar o trabalho que fazemos junto ao Mercado Público, onde comercializamos três vezes por semana”.

Foram 65 expositores no Pavilhão, destes 23 vinculados à Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), no pavilhão organizado pela Comissão de Agroindústria e Hortigranjeiros, coordenado pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A diversidade de produtos chamou a atenção, sendo que entre eles, estiveram, hortaliças, doces artesanais, doces de pelotas, derivados de cana-de-açúcar, sucos, fitoterápicos, panificados, temperos, queijos, embutidos, sucos, geléias, vinhos, artesanato rural, erva-mate, frutas, chips de mandioca e batata-doce, cachaça, iogurtes e produtos diversos com certificação de conformidade orgânica.

Lunardi destaca também o potencial da região para o empreendedorismo rural, diante da vocação para agroindustrialização. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar destaca que existem 626 agroindústrias de origem animal e vegetal, na região administrativa de Santa Rosa. “Estão envolvidas na atividade 2.688 agricultores que fazem parte de 1.202 famílias rurais, gerando renda de aproximadamente R$ 40 milhões ao ano”, revela.
O 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que encerrou neste domingo (13/10), foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Aphrorosa.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br