Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
10/09/2019

Festival de Cucas torna-se referencial da identidade alimentar de Tuparendi

Com a proposta de valorizar a identidade alimentar, resgatando receitas tradicionais das famílias locais, o 3ª Festival de Cucas foi realizado em Tuparendi, nesta terça-feira (10/09). A programação, realizada no Pavilhão da Igreja Católica, se consolida como um atrativo e referencial na Semana do Município, sendo realizado paralelamente à programação festiva que ocorre nas imediações da Praça Aquiles Turra.

Por detrás da organização, muitas mãos envolvidas, com o intuito de dar visibilidade à cultura local. O evento é promovido pela Prefeitura de Tuparendi, Emater/RS-Ascar e Câmara de Vereadores. “Clubes de mães, Igrejas e padarias prepararam com muito carinho e dedicação cucas de mais de 20 sabores, com gostinho de história, caracterizando o município”, lembra a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Patrícia Diel Wietholter.

A comunidade também se mobilizou para participar e cuidar de detalhes como a confecção de aventais usados pela Comissão Organizadora, com a destreza do grupo de artesãos Belas Artes, assim como o embelezamento do local do evento e da praça, sob a coordenação da Primeira-Dama, Márcia Petry, acompanhada da esposa do vice-prefeito Hélio Kerkhoff, de Regina Kahne. “É esse trabalho voluntário e o envolvimento da comunidade que tem transformado Tuparendi, em termos de embelezamento, investimentos e iniciativas diferentes como o festival de cucas”, avalia o prefeito Leonel Petry.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, reconheceu, durante a abertura do Festival, a valorização que a Administração Municipal tem dado às parcerias o que, segundo ele, também é uma forma de valorização do povo. “É importante valorizar as pessoas e, para isso, contem com o apoio da Emater, que tem entre os seus objetivos trabalhar para que as pessoas possam viver bem, com qualidade de vida e com renda”, afirmou Nedel.

Representante da Comissão Organizadora do Festival de Cucas, Beate Petry, ao lembrar do aniversário de emancipação política-administrativa, comemorado no mesmo dia em que é realizado o Festival, destaca que “hoje o município amadurecido, olha para o futuro que está por vir, sendo que o Festival de Cucas é uma forma de homenagear aqueles que outrora construíram nossa história”.

Durante o Festival, que segue até às 21h, o público poderá conferir uma diversidade de receitas como de cucas baixinhas, enroladas, trançadas, sovadas, italianas, alemãs, integrais e assadas em forno de barro. “Essa diversidade demonstra a importância do evento na valorização da cultura local”, avalia o Presidente da Câmara de Vereadores, Nerci de Souza.

O Festival também busca valorizar os produtos oriundos da agricultura familiar e que servem como matéria-prima para a produção das cucas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br