Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
10/09/2019

Emater/RS-Ascar reinaugura Escritório Municipal de Rolador

Famílias rurais de Rolador, município localizado na região administrativa de Santa Rosa, passaram a contar, nesta semana, com a Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar. O ato de reinauguração do Escritório Municipal ocorreu no último domingo (08/09), durante o início das festividades da Semana Farroupilha na cidade.

A programação que contemplou também missa crioula e entrega oficial de equipamentos agrícolas, culminou na inauguração do espaço em que será recebido o público assistido da Emater/RS-Ascar, ao lado da Prefeitura. Assinado oficialmente no mês de julho pelo presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, e pelo prefeito Paulo de Menezes Peixoto, o convênio entre o Município e a Instituição celebra o início de uma nova trajetória de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

Os serviços realizados seguirão um planejamento anual a ser elaborado em conjunto pelas Instituições com envolvimento da comunidade local. Na ocasião, Sandri reiterou a parceria entre a Administração Municipal e a Emater/RS-Ascar para a execução de políticas públicas municipais, estaduais e federais, que possam beneficiar a comunidade local. O Prefeito Peixoto salientou as expectativas que possui em relação ao trabalho a ser realizado e colocou a Administração à disposição para estabelecer parcerias em prol da comunidade.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, que esteve presente no ato de inauguração no último final de semana, destaca que com a reabertura a Instituição se aproxima da meta de estar presente, até o final do ano, em 100% do Estado, sendo que até o momento 495 dos 497 municípios gaúchos possuem escritórios municipais da Emater/RS-Ascar. “A equipe irá atuar em parceria para atender as expectativas da Administração Municipal e em sintonia também com programas estaduais e federais”, afirma Nedel.

Focos Institucionais
A equipe municipal formada pelo extensionista social, Dante Trindade de Ávila, e pelo técnico em Agropecuária, Luís Adriani Marques da Trindade, passou a atuar nesta semana, atendendo ao Plano de Trabalho construído entre a Instituição e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para o ano de 2019. “Neste novo ciclo trabalharemos na promoção do desenvolvimento rural sustentável do município, valorizando a agricultura familiar, com inclusão social, crescimento econômico e ações socioambientais, desta maneira, pretendemos melhorar a qualidade de vida das famílias rurais, para que possam permanecer no município e fortalecer ainda mais o desenvolvimento local”, destaca Dante, que é chefe do Escritório Municipal.

Nos próximos meses também deve atuar no planejamento para 2020, cujas atividades atenderão a focos de defesa sanitária vegetal e animal; apoio à formação, legalização e gestão de agroindústrias; cooperativismo; produção de grãos; solos; irrigação; juventude e sucessão rural; saneamento básico, bovinocultura de leite, fruticultura e olericultura.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br