Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
09/09/2019

Pronera: inscrições abertas para curso superior de Tecnologia em Agropecuária

Estão abertas as inscrições para participação no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), para o Curso Superior em Tecnologia em Agropecuária, oferecido pela Universidade Regional Integrada (URI), Campus de Frederico Westphalen. Até a próxima segunda-feira (16/09), podem fazer sua inscrição jovens e adultos dos projetos de assentamento criados e reconhecidos pelo Incra, quilombolas e trabalhadores acampados cadastrados na autarquia, e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O Pronera, programa oferecido pelo Incra, visa garantir o acesso à escolarização para jovens e adultos, trabalhadores das áreas de reforma agrária que até então não haviam garantido o direito de se alfabetizar, tampouco de continuar os estudos em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Essa já é a terceira turma e possibilitará que mais de 40 agricultores beneficiários do Crédito Fundiário possam cursar o ensino superior, construir seus projetos e viabilizar suas unidades de produção. A Emater/RS-Ascar é uma das parceiras desse projeto e, desde a primeira turma, ajudou na divulgação e mobilização dos participantes.

O período de inscrições iniciou dia 19/08 e segue até dia 16/09. As inscrições serão realizadas de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h, diretamente na Secretaria Geral do Campus da URI de Frederico Westphalen. A inscrição é gratuita.

Para a inscrição é necessário o comprovante de conclusão do ensino médio e o histórico escolar (original), a declaração de beneficiário do titular da parcela financiada pelo Crédito Fundiário, fornecida pela Unidade Técnica Estadual (UTE) e/ou nos Escritórios da Emater/RS-Ascar responsáveis pelo programa de crédito fundiário, e documentação pessoal de identificação: RG, CPF, Certidão de Nascimento, Título de Eleitor, Comprovante de Residência, Documento Militar.

O candidato não pode ter cursado outra graduação de ensino superior no ato da matrícula, conforme manual de operação do Pronera de 2016. Sem a apresentação dos documentos acima citados não é possível participar da seleção. O processo seletivo está marcado para o dia 18/09, das 13h às 17h. no Campus da URI - Frederico Westphalen. As matrículas poderão ser realizadas nos dias 26 e 27/09. Os resultados serão válidos para o preenchimento das 40 vagas oferecidas para o 2º semestre de 2019, no Curso Superior de Tecnologia em Agropecuária.

Mais informações sobre o processo seletivo e matrículas www.fw.uri.br/site/verarquivo.php?arq=files/Edital__PRONERA_III__2019.pdf

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram:@EmaterRS
tv.emater.tche.br