Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
09/09/2019

Estrela Multifeira – Feira da Agricultura Familiar é destaque

Os visitantes que passam pela 6ª Estrela Multifeira, encerrada no domingo (08/09), no Porto de Estrela, dificilmente conseguem desviar o olhar da Feira da Agricultura Familiar. O espaço é organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e com investimento da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

No local, mais de 30 produtos tipicamente coloniais, como pães, cucas, biscoitos, embutidos, queijos, geleias, melado, cachaça, vinhos e até chips de batata doce, foram comercializados por 38 famílias de 22 municípios. Apoiados pela Emater/RS-Ascar, todos os empreendimentos estão inclusos no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que os torna aptos nas esferas sanitária, tributária e ambiental.

Estreante em feiras, a agricultora Sandra Purper trouxe para a Multifeira cerca de 1.400 vidros de geleias de sabores variados, como uva, morango com amora, abacaxi com pimenta, mamão com laranja e bergamota, entre outras, todas elaboradas com frutas da estação, colhidas na propriedade. Além dos doces, a agroindústria Horta Purper, que será inaugurada oficialmente nesta quarta-feira (11/09), também comercializa caponata, molho italiano e tomate seco. “A maior expectativa é poder apresentar oficialmente os nossos produtos”, salienta a produtora.

Se Sandra está dando os primeiros passos em feiras, o mesmo não se pode dizer de Marlete Mezacasa, da agroindústria que leva o sobrenome da família. Com experiência de mais de dez anos participando de eventos, como Expointer, Expodireto e Expoagro Afubra, além de outras feiras mais “domésticas”, como a Expovale, ela leva consigo as linguiças e os salames feitos 100% de carne suína. “Acho que sempre é uma oportunidade de ter contato direto com o público, socializar e tornar o nosso produto mais conhecido”, avalia.

Para o assistente técnico regional em Agroindústria Familiar da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin, a feira é um espaço onde os consumidores encontram ampla variedade de produtos coloniais, com menor uso de ingredientes químicos e gostinho caseiro. “Já para os empreendedores, a venda direta se torna um atrativo, já que sem um ‘atravessador’ o valor da venda é repassado integralmente a ele”, salienta.

Espaço Cadeia Produtiva do Leite
Além de apoiar as agroindústrias familiares, a Emater/RS-Ascar está presente no Espaço Cadeia Produtiva do Leite, local em que há mostra de animais, como bovinos, aves, coelhos, ovinos e peixes. Já no Espaço da Sustentabilidade é possível conferir o jardim comestível, um modelo de cisterna e um sistema para compostagem doméstica, além de mostra de produtos orgânicos. No local também estão dispostos maquinários e equipamentos variados.

Sobre a Estrela Multifeira
A Estrela Multifeira é uma feira que visa a impulsionar as potencialidades do Vale do Taquari. Com expectativa de público próxima das 50 mil pessoas, a feira tem entre suas atrações as agroindústrias familiares, o artesanato, a feira comercial, industrial e de serviços, o salão da cadeia produtiva do leite, a exposição de animais, as atrações culturais, as atividades técnicas e o parque de diversões, entre outras.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 99194-8872
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @EmaterRS
tv.emater.tche.br