Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/08/2019

Encontro sobre Solos é realizado em Pontão

“A agricultura se move pela geração e adoção de tecnologia, e adotar a tecnologia significa manejar conhecimento. Portanto, o conhecimento é a chave para usufruir de tudo aquilo que é colocado a nossa disposição”, disse o pesquisador da Embrapa Trigo, José Eloir Denardin, durante sua palestra no Encontro Municipal de Solos, realizado nesta terça-feira (13/08) no município de Pontão. O evento reuniu na Câmara de Vereadores mais de 60 pessoas, em sua maioria produtores. A organização foi da Emater/RS-Ascar, Prefeitura e Sicredi, com apoio da Labfértil.

Ao palestrar sobre compactação e adensamento de solos, Denardin ressaltou a importância do conhecimento para aproveitar ao máximo a tecnologia disponível com o manejo adequado. O pesquisador esclareceu sobre as relações entre fatores físicos, químicos e biológicos que refletem diretamente na fertilidade do solo. “A palha protege o solo e a raiz estrutura o solo”, destacou Denardin. Para ele, os princípios da agricultura conservacionistas necessitam ser incorporados no agronegócio brasileiro.

Na mesma linha, o engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar de Coxilha, Rafael Goulart Machado, abordou o tema fertilidade e correção de solos na palestra “Adubação, calagem e manejo do solo para altas produtividades”. “Estamos em um cenário de crescimento da população e, como consequência, de demanda de alimentos, fibras e combustíveis e isso faz a agricultura ser um setor estratégico para garantia da segurança alimentar”, alertou o agrônomo.

Para Machado, uma adubação balanceada é base do sucesso para a produção de culturas e destacou ainda a importância da análise de solo e da necessidade dela ser feita de maneira correta. “É necessário retirar diversas sub amostras em diferentes pontos e misturá-las. Recomenda-se em média 15 amostras por gleba homogênea, coletadas em ziguezague”, explicou.

Na oportunidade os participantes puderam ouvir o depoimento do produtor Gabriel Bonato, que foi campeão nacional do Desafio do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) 2017/2018 em produtividade de soja. Segundo ele, o perfil de solo é muito importante para conseguir altas produtividades, além do manejo e do capricho. No ano em que ganhou o Desafio, colheu 127 sacas de soja por hectare. Ao final a gerente da agência Sicredi de Pontão, Juliane Loss, apresentou as linhas de crédito na área de solo.

De acordo com a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, idealizadora do evento juntamente com a prefeitura e o Sicredi, o município de Pontão possui uma área agrícola de aproximados 37 mil hectares com adoção do Sistema Plantio Direto. “Por isso a importância desses temas de manejo do solo e fertilidade nas práticas adotadas pelos nossos agricultores”, avaliou o extensionista da Emater/RS-Ascar de Pontão, Jean Rossetto.

O prefeito de Pontão, Nelson Grasseli, que prestigiou o evento, parabenizou a iniciativa e reforçou a importância do tema. “Se nós não conversarmos e agirmos sobre a conservação do solo, a produção e a produtividade tendem a diminuir”, frisou. Da mesma forma, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, destacou a importância do assunto abordado, a qualidade técnica dos palestrantes, bem como a importância do trabalho em parceria entre a Extensão Rural e a pesquisa.

Estiveram presentes também o vice-prefeito de Pontão, Valdir Rodrigues, a presidente da Câmara de Vereadores, Daniela Oliveira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pontão, Ivanir Antônio Lucca, a proprietária da LabFértil, Maria Helena Domingues Lima, e o supervisor microrregional da Emater/RS-Ascar, Milton Rossetto, entre outras autoridades e lideranças.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
vanessa@emater.tche.br
(54) 3311-5066 / (54) 9 9976-8862
www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br