Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
08/08/2019

Emater/RS-Ascar auxilia no combate à erosão através do terraceamento

Com o clima chuvoso dos últimos anos, os problemas de erosão em lavouras ficaram ainda mais evidentes e motivaram técnicos e produtores a buscar alternativas que minimizem os impactos sobre a preservação do solo e resultados produtivos. Em São Paulo das Missões, por exemplo, o trabalho de promoção de práticas conservacionistas de solo, desenvolvido pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar, Júnior Kessler e Carlos Geuvani Kaefer, tem auxiliado os produtores interessados na demarcação e construção de terraços de bases média e larga.

“A maioria dos produtores se mostra cientes que são necessárias diferentes práticas conservacionistas para o controle da erosão, desde boa cobertura do solo com palhada até o terraceamento, de acordo com cada caso”, avalia o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Júnior Kessler. Ele reitera que a exemplo do que ocorre em outros municípios da região, a equipe do Escritório Municipal tem atendido e segue no atendimento de muitas demandas dessa área.

No Noroeste gaúcho são diversas as ações orientadas pela Emater/RS-Ascar com vistas a preservar e melhorar o uso do solo, substrato fundamental para todo o tipo de produção agropecuária. O terraceamento, uma das práticas incentivadas, contribui para seccionar o escoamento superficial da água da chuva, reter e armazenar parte da água da chuva que não infiltra no solo, evitar a perda de adubos, herbicidas e inseticidas com as fortes enxurradas, deter o arraste dos nutrientes e pesticidas até os mananciais hídricos, além de auxiliar na redução das perdas de solo e água por erosão hídrica, assim como na conservação das estradas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.emater.tche.br www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br