Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
05/07/2019

Santana do Livramento promove encontro para viticultores

Na terça-feira (02/07) aconteceu, em Santana do Livramento, o Encontro de Atualização Técnica na Produção de Uvas, com viticultores e técnicos locais vindos de Quaraí e Rivera. O evento foi realizado no auditório da Eletrosul e foi organizado pela Emater/RS-Ascar com apoio do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Associação dos Produtores de Uva (Asprouva), Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante o encontro, o professor e pesquisador da UFSM e especialista em nutrição de frutíferas, Gustavo Brunetto, ministrou a palestra "Calagem e Adubação de Videiras Cultivadas no Bioma Pampa". O pesquisador vem estudando desde 2002 a viticultura na Região da Campanha. Foram apresentados diversos dados sobre o Diagnóstico das Condições Nutricionais (CND) para videiras nos solos arenosos do bioma Pampa e recomendações ajustadas para adubação equilibrada, visando produtividade e qualidade de frutos.

Outro tema abordado foi a importância da manutenção das espécies campestres do bioma Pampa sob as parreiras, por apresentarem uma série de características que favorecem o desenvolvimento das videiras, tais como: fixação microbiológica de nitrogênio, inativação do alumínio tóxico por exsudatos das raízes de espécies nativas, inativação de cobre e manganês tóxicos, advindo do acúmulo via aplicação de produtos fitossanitários e a matéria orgânica formada pelo campo nativo como fonte principal de 95% do nitrogênio absorvido pelas videiras.

O pesquisador e sua equipe também formularam uma nova tabela do índice SMP, que é um método de análise e correção de acidez do solo, com recomendação de quantidades de calcário específica para os solos arenosos do Pampa. Segundo Brunetto, “só existem duas formas de preservar o Pampa de forma produtiva: através da pecuária e da fruticultura”, ressalta.

O encontro reuniu pequenos e médios viticultores de uvas viníferas e americanas, agricultores familiares assentados e técnicos representantes de cooperativa e empresas vitivinícolas locais. Estiveram presentes também o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Roberto Braz, o técnico da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, Odinei Cardoso, o gerente da Almadém/Miolo e engenheiro agrônomo, Fabrício Domingues, o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Quaraí, Dinanci Otávio Dalto Maia, e os técnicos do Escritório Municipal de Santana do Livramento, chefe de escritório, Mário González, e os extensionistas Luiz Fernando Rückert Fabrício e Leonardo Alonso Guimarães.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Bagé
Jornalista Raquel Aguiar
Estagiária Nadine Posqui
nposqui@emater.tche.br
(53) 3242-6269 / (53) 99956-5590
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br