Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
24/05/2019

Flores da Cunha inaugura mais duas agroindústrias familiares

Duas agroindústrias familiares - Laticínio Garbin, de empanados de queijos coloniais, e Geni Zamboni, de farináceos - foram inauguradas na tarde desta quinta-feira (23/05), no Distrito de Mato Perso, em Flores da Cunha. Ambas contam com a atuação de jovens. O ato contou com a presença do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, do prefeito do município que completou 95 anos de emancipação, Lídio Scortegagna, da coordenadora regional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Lucimar Rodrigues, e de autoridades locais.

Com estes novos empreendimentos, Flores da Cunha passa a contar com oito agroindústrias pertencentes ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf). Esta foi a primeira inauguração de agroindústrias que o presidente da Emater/RS, há pouco mais de um mês no cargo, participou. Sandri parabenizou o município pelo espírito empreendedor e afirmou que é preciso apostar nos jovens. “Se incentivados, motivados, são eles que vão levar esses municípios, o Estado e o Brasil adiante”, frisou. O presidente lembrou que a sucessão no meio rural é um dos focos de trabalho da Extensão Rural e Social e que quando há parceria entre as entidades, como ocorre em Flores da Cunha, dando incentivo, apoio e orientação, tudo fica mais fácil, os municípios crescem e se tem resultados.

O prefeito de Flores da Cunha também reforçou a importância da integração entre as entidades, trabalhando com objetivos comuns para o desenvolvimento do município, e destacou os projetos e incentivos do município para a sucessão rural. “Estamos aqui entregando essas agroindústrias que certamente vão inspirar outras a acreditarem que é possível ser empreendedor, é possível produzir no meio rural e fazer com que o nosso município cresça cada vez mais em parceria com todas as entidades”, declarou.

AS AGROINDÚSTRIAS
Latícinio Garbin - O empreendimento localizado na comunidade de São Vitor, em Mato Perso, pertence à família Garbin, e produz empanados de queijos coloniais. É a primeira a ser registrada em Flores da Cunha no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). “A partir desse registro a gente mudou o nosso modo de trabalhar, a gente buscou ter melhor qualidade, desde a alimentação dos animais, na sala de ordenha, até o nosso produto final que é entregue aos clientes. E foi com a ajuda da Emater que a gente conseguiu, há pouco tempo, se enquadrar no Selo Sabor Gaúcho, podendo participar de feiras para expor e vender nossos produtos, além de outros benefícios”, ressaltou a jovem Elisa Garbin, que atua no empreendimento juntamente com os pais e dois irmãos.

“É gratificante estar inaugurando a agroindústria, pois nós esperamos e batalhamos muito por isso”, declara Maria, mãe de Elisa. Para ela, se os filhos não tivessem acreditado no sonho da família, já teriam ido para a cidade. Além de possibilitar a sucessão rural e a agregação de renda, a legalização do empreendimento facilita a venda e a ampliação do mercado do produto, que hoje é fornecido para restaurantes.

Geni Zamboni - O empreendimento localizado na comunidade de Santa Juliana, em Mato Perso, pertence à família Zamboni, que elabora produtos farináceos, como pães, grostoli e biscoitos, que são vendidos diretamente para os consumidores, e tortas, doces e salgados para festas e eventos.

A jovem Suzana atua no empreendimento juntamente com a mãe, Geni, e mais três irmãos. Ela conta que saiu para estudar e se formar chef de cozinha, voltando para montar a agroindústria, atividade com a qual gostam de trabalhar e que possibilita o aumento da renda da família, que também cultiva frutíferas.

Suzana agradeceu a Prefeitura, a Emater/RS-Ascar, a família e todos que ajudaram. “Esse dia pra nós é uma grande honra, foi um passo bem grande dado, nunca imaginamos chegar até aqui, mas conseguimos, com o emprenho de todos. Derrubamos muitas barreiras, mas conseguimos e estamos muito felizes”, salientou.

Após a inauguração, o público presente pode degustar e comprovar a qualidade dos produtos das duas agroindústrias.

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo - repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br