Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
15/05/2019

Agrobiodiversidade das Missões é discutida em São Pedro do Butiá

Mais de 450 pessoas vindas de 20 municípios do Noroeste gaúcho mobilizaram-se no 5º Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira, nesta terça-feira (14/05), em São Pedro do Butiá. A culminância do evento se deu com a troca de mais de 100 espécies de mudas e sementes oriundas de famílias de agricultores das Missões.

A mística de abertura coordenada pelo Movimento das Mulheres Camponesas com o apoio da Igreja Católica lançou a reflexão que voltou à tona em diferentes pontos da programação: “que tipos de sementes queremos deixar para serem semeadas e colhidas”?

Com os temas transversais “Polinizadoras: gerando vida” e “Preservação da Vida dos Solos e Água”, o público que lotou o Clube União Butiá acompanhou palestras com destaque para a importância e a situação atual de polinizadores, de modo especial as abelhas, com o doutor Rafael Narciso Meirelles, da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), e sobre os cuidados com os solos e água, proferida pelo engenheiro agrônomo Cézar Alexandre Bourscheidt.

O painel técnico contemplou oficinas coordenadas pela Emater/RS-Ascar sobre pomar e segurança alimentar, conduzida pelos assistentes técnicos regionais Vanessa Gnoatto e Gilmar Vione, e agricultura biodinâmica, apresentada pelo engenheiro agrônomo André de Oliveira. Paralelamente ocorreu a Mostra de Abelhas sem Ferrão, espaço que atraiu um grande número de interessados, apresentando formas de alimentação, tipos de mel, caixas para abelhas e diferentes espécies.

Nívea Hilgert Nedel, que é proprietária de uma tradicional farmácia, decidiu também cultivar alimentos de forma orgânica e participou do Encontro da Agrobiodiversidade pela segunda vez. “Decidi plantar saúde através da produção orgânica de alimentos. Acredito no alimento-remédio. Hoje produzo com muito orgulho para minha família e vendo o excedente e, pra mim, é motivo de muita satisfação e aprendizado participar de eventos como este”, avaliou.

Ao final do 5º Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira ocorreu a troca de mudas e sementes. A chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Marlene Jacinta Anschau, comenta que foram mais de 100 espécies distribuídas, sendo mais de 60 oriundas de São Pedro do Butiá, entre elas amendoim, feijão, milho, plantas medicinais, goiaba, pimenta, maracujá, moringa, moranga, fruta do conde gigante, caqui, algodão, chuchu e melão. O ato buscou valorizar e contribuir com a agrobiodiversidade da região e oferecer novas opções para diversificação da produção de autoconsumo.


REPRESENTANTES
Entre as autoridades presentes no Encontro da Agrobiodiversidade Missioneira estiveram o prefeito de São Pedro do Butiá, Martinho Berwanger, o vice-prefeito Elói Bremm, o prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, o presidente da Câmara de Vereadores, Douglas Mayer, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Ademir Renato Nedel, a coordenadora do Movimento de Mulheres Camponesas, Fátima Pansera, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nelsindo Mayer, o gerente da agência local do Sicredi, Anderson Zuchetto, o presidente da Cresol, Miguel Ângelo Moscon, o gerente da Coopermil, Nestor Matte, os assistentes técnicos regionais da Emater/RS-Ascar Gilmar Vione, Vanessa Gnoatto e Lisete Primaz, e os supervisores Ancila Altmann, Joney Braun e Rubens Tesche.

Também prestigiaram o evento secretários municipais, vereadores, agricultores e técnicos de diferentes pontos da região, assim como estudantes e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Campus São Luiz Gonzaga, do Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Ângelo, do Colégio João de Castilhos, de Salvador das Missões, da Escola Técnica Achilino de Sanchis, de Santo Antônio das Missões, e da Escola Estadual Pedro José Scher, de São Pedro do Butiá.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de São Pedro do Butiá, Movimento das Mulheres Camponesas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com o apoio do Sicredi União RS, Cresol, Paróquia São Pedro Apóstolo, Cáritas, Câmara de Vereadores, Arede, Universidade Federal Fronteira Sul, campus Cerro Largo, Instituto Federal Farroupilha, campus Santo Ângelo, Embrapa Clima Temperado, Uergs, Rede Missioneira da Agricultura Familiar (Remaf), Rede Ecovida de Agroecologia e Coopermil.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br