Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
30/04/2019

Fenamilho Internacional: Dia de Campo acontece na Mostra da Agricultura Familiar

Mais de 300 pessoas participaram do Dia de Campo promovido na Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar em Santo Ângelo, nas Missões, nesta segunda-feira (29/04), durante a Fenamilho Internacional, que acontece até o próximo domingo (05/05), no Parque de Exposições Siegfried Ritter. No espaço organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Municipal da Agricultura, foram demonstradas tecnologias de aplicação, produção de hortigranjeiros em sistema semi-hidropônico, sanidade e nutrição do rebanho leiteiro, manejo e conservação de solos, saneamento rural e embelezamento de arredores.

Participaram da atividade agricultores de diferentes pontos da região, entre eles, Sete de Setembro, Bossoroca, Dezesseis de Novembro, Vitória das Missões, São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Mato Queimado, Caibaté, Santo Antônio das Missões, Giruá, São Luiz Gonzaga, Guarani das Missões , Ubiretama, Senador Salgado Filho e Cerro Largo, além de alunos do Instituto Federal Farroupilha.

Tecnologia de aplicação
Na estação conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Cândido Godói, Elton Naumann, foram abordadas as finalidades e a importância de utilizar tecnologias adequadas para aplicação de fungicidas e inseticidas, otimizando o atingimento do alvo, seja inseto, doença ou fungo, reduzindo o impacto da ocorrência de deriva e diminuindo os riscos de contaminação do meio ambiente e do homem. “O aplicador precisa ter, sobretudo, conhecimento do equipamento que está usando, do produto, da relação produto-alvo e dos fatores que podem influenciar, como temperatura, umidade relativa do ar e o vento”, evidenciou Naumann.
Os participantes também foram orientados sobre regulagem do pulverizador, com destaque para o ajuste de bicos, distância entre bicos, altura da barra, velocidade do trator, rotação (geralmente 540 rpm na TPD) e pressão.

Produção de morangos e segurança alimentar
As temáticas da Produção de morangos e Segurança alimentar foram abordadas na estação conduzida por técnicos da empresa Ouroagro e pela assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto. Os técnicos apresentaram o sistema de produção de morangos e hortaliças em sistema semi-hidropônico, com substrato de composto orgânico acomodado sob slabs, o que contribui para a ergonomia e o bem-estar de quem trabalho com o cultivo.
Vanessa destacou a importância da adoção de tecnologias que melhorem as condições de trabalho e contribuam com a garantia da produção de alimentos, com diversidade e qualidade, durante o ano todo, de forma sustentável. Também salientou a importância da troca de experiências entre gerações para a construção de conhecimentos e contribuição para o contexto de sucessão familiar rural.

Produção de leite com qualidade
Aspectos do uso de fitoterapia e homeopatia e outras ações que contribuem com a produção limpa de leite, como cuidados com o meio ambiente e higiene na ordenha, foram abordados pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi. O médico veterinário também destacou a importância do cuidado com a saúde da família, em especial daquele que realiza o manejo dos animais, sendo que isto também contribui com o bem-estar e com a melhoria das condições de trabalho e de vida.
O médico veterinário de Guarani das Missões, Marcelo Machado, reiterou a importância do manejo mais natural possível dos animais, contribuindo assim para seu bem-estar. “Em primeiro lugar, a agricultura familiar produz alimentos. Quem produz apenas com a finalidade do dinheiro, muitas vezes não consome o que produz. Devemos ter o compromisso de produzir o alimento com a maior qualidade possível, refletindo também na rentabilidade”, mencionou Machado. Os cuidados com a nutrição animal e a disponibilidade de água também foram abordados.

Manejo e conservação de solos
Os efeitos da adoção de práticas conservacionistas do solo foram apresentados na estação conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Fernando Berwanger, e pela engenheira agrônomo do Escritório Municipal de Santo Ângelo, Márcia Dezen. Após práticas para a descompactação do solo, como a escarificação, por exemplo, apresentou-se a importância de gramíneas de verão na rotação de culturas, como milho, milheto, sorgo e capim sudão, plantas que permitem a produção e a manutenção de restos culturais (palhada) na superfície do solo por um período maior, e que possuem sistema radicular abundante com capacidade de crescer em profundidade. “A rotação é a base de sustentação do plantio direto. Não é simplesmente trocar de cultura de maneira arbitrária, deve-se estabelecer um equilíbrio biológico e dinâmico”, salientou Márcia.

Saneamento Rural
A engenheira ambiental e sanitarista da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Isabella Della Flora, chamou a atenção para a importância do saneamento rural na qualidade de vida e para a preocupação com a contaminação da água, de modo especial, com coliformes fecais. Diante disso, apresentaram-se orientações e padrões para poços e caixas d’água, assim como para a instalação de esgotamento sanitário nas propriedades e destinação de resíduos sólidos.

Bem-estar e qualidade de vida
Sob a sombra de árvores, com bancos para descansar em um espaço decorado com folhagens e peças artesanais, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, destacou os cuidados e o embelezamento de arredores em residências do meio rural. A proposta de bem-estar perpassa o saneamento básico e reflete também na promoção da saúde e na sucessão familiar rural.
As parcelas temáticas estão abertas para visitação até o dia 05/05, contemplando, além dos temas apresentados nas estações do dia de campo, exposição de silo secador de grãos de alvenaria, sistema de energia solar fotovoltaica, mostra de abelhas sem ferrão, resgate dos 35 anos dos Jogos Rurais Sol a Sol e Casa Colonial, com exposição de produtos de agroindústrias e receitas típicas locais.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br