Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
24/04/2019

Emater/RS-Ascar evidencia tecnologias na Expofeira de Três de Maio

A Emater/RS-Ascar prepara diversos atrativos para oportunizar aos visitantes da Expofeira de Três de Maio conhecer diversas propostas e tecnologias focadas na realidade das propriedades rurais da região. A feira, que ocorre de 27/04 a 05/05, é realizada no Parque Municipal de Exposições Germano Dockhorn.

No Espaço Gilson Grando, quiosque com localização central no Parque e que leva este nome em homenagem ao ex-extensionista da Emater/RS-Ascar, estarão expostas tecnologias de produção, propostas de estímulo à segurança e soberania alimentar e embelezamento de arredores. O local será um convite para o descanso e para o resgate cultural, bem como para conhecer possibilidades de levar bem-estar e renda às famílias que se dedicam a atividades agrícolas seja no meio rural ou urbano.

No mesmo local acontecerão oficinas diárias de pães e cucas, com resgate de receitas tradicionais em forno de barro, em uma proposta de estímulo à valorização da cultura local e de produção para o autoconsumo.

A Emater/RS-Ascar estará representada ainda no encerramento nacional da colheita de soja 2018/2019, que ocorre no sábado (27/04), em uma parceria da Expofeira e da Fenasoja 2020. Às 9h, no centro de eventos da Expodinâmica, inicia-se painel técnico com apresentação das últimas estimativas da safra no Estado pelo diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, e das expectativas da produção brasileira, pelo diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Carlos Roberto Bestetti. No painel também serão explicadas as indicações técnicas para a cultura da soja no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pela Comissão Organizadora da 42ª Reunião de Pesquisa de Soja da Região Sul, e serão repassadas informações sobre o Mercado da Soja pelo Índio Brasil Santos, da Solo Corretora de Cereais.

Os debatedores serão o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, presidente da Aprosoja, Luís Fernando Marasca Fucks, e presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Rio Grande do Sul (Aenorgs), Germano Büttow. O ato oficial de encerramento oficial da colheita de soja, com a descarga de soja simbólica do último graneleiro, será às 14h. Na sequência ocorre a abertura oficial da feira.
Já na sexta-feira (03/05), também no Espaço Gilson Grando, ocorrerá exposição de produtos de agroindústrias legalizadas de Três de Maio e região, com entrega de certificados de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS-Ascar. O evento começa às 15h, com a participação de autoridades.

A Emater/RS-Ascar também estará presente na Expodinâmica, onde a equipe municipal irá abordar temas como irrigação, tecnologia de aplicação, secagem e armazenagem de grãos, controle de pragas em grama tifton, máquinas e equipamentos para produção leiteira, cerca elétrica com energia fotovoltaica, dentre outros.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br