Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
23/04/2019

Feiras do Peixe e de Produtos Coloniais movimentam São Miguel das Missões

A Semana Santa foi marcada por uma programação especial em São Miguel das Missões. A agricultura familiar esteve em evidência com a realização da 20ª Feira do Peixe e da 17ª Feira de Produtos Coloniais e Artesanato, promovidas de 16 a 18/04. No decorrer dos três dias os visitantes puderam adquirir peixe congelado, peixe frito, peixe vivo, produtos coloniais e artesanato, bem como assistir a apresentações artísticas e culturais.

Apenas na feira do peixe foram comercializados em torno de 700 quilos de pescado. Neste ano, além da programação já tradicional da feira, foram incluídas outras atividades para diversificar os atrativos paralelos aos eventos.
Os recursos adquiridos durante as feiras retornarão aos produtores locais e investidos na manutenção da Cooperativa dos Agricultores Familiares (Coopaf).

Festival de Pratos de Milho
Na terça-feira (16/04) foi realizado o 3º Festival de Pratos de Milho, com a participação de representantes dos Clubes de Mães do município.
A versatilidade do uso do milho na gastronomia foi apresentada em 11 pratos. Como vencedor do concurso, na categoria doce, a comissão julgadora apontou o bolo vegano de milho verde e coco, feito pelo Clube de Mães Doralice Azeredo, da comunidade de Mato Grande. Entre os salgados, o escolhido foi o cupcake de milho com frango do Clube de Mães Marfisa Furtado Mothci, da localidade de São João das Missões. As duas receitas irão representar São Miguel das Missões no Festival Regional de Pratos Típicos de Milho, durante a Fenamilho Internacional, em Santo Ângelo.
A fase municipal do Festival foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Secretaria Municipal de Ação Social, Trabalho, Cidadania e Habitação, Pousada das Missões e Associação Amigos das Missões. Os pratos participantes foram degustados por autoridades e representantes da comunidade.

Piscicultura

Orientações técnicas sobre piscicultura também fizeram parte da programação. Na palestra conduzida pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Marco André Junges, os participantes acompanharam informações sobre criação de tilápia.

Também foi realizado sorteio de alevinos e outros brindes pela Secretaria de Agricultura.


Parceiros envolvidos

A realização do evento contou com o envolvimento de diversas entidades e pessoas da comunidade. Na quarta-feira (17/04) houve apresentação de talentos locais, sendo eles, o Coral Cantar e Viver da Oficina de Saúde Mental, Zezinho Oliveira, Júlia e Bianca Massoco.

As Feiras do Peixe e de Produtos Coloniais e Artesanato resultaram da parceria entre Emater/RS-Ascar, Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, e Cooperativa de Agricultores Familiares de São Miguel das Missões (Coopaf). Também contou com o apoio da Secretaria de Municipal de Saúde e Educação, Vieira Agrocereais, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Rádio Piratini, Neguinho Barrichelo, Auto Posto Missioneiro, Auto Posto Central, Agropampa, Banco do Brasil, Sicredi e Banrisul.

Os organizadores agradecem às pessoas que participaram da feira e a todos que colaboraram para que o evento fosse realizado com êxito.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br