Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
01/04/2019

Produção de alfafa é tema de reunião na região das Missões

Técnicos da Emater/RS-Ascar de dez escritórios municipais da região administrativa de Santa Rosa participaram na sexta-feira (29/03), em São Luiz Gonzaga, de reunião técnica com foco no planejamento do trabalho com a cultura da alfafa nas Missões. Na pauta, as oportunidades, potenciais e dificuldades de produção e de comercialização, finalizando com a elaboração dos planos de trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) com agricultores familiares produtores de alfafa. A forragem está presente em mais de 2 mil hectares da região.

Na reunião discutiram-se ações técnicas para a melhoria da qualidade alimentar final do produto alfafa, como a observação das condições físicas e químicas do solo e técnicas de cultivo e armazenamento. A discussão foi coordenada pelo assistente técnico regional (ATR) da Emater/RS-Ascar em Manejo de Recursos Naturais, engenheiro agrônomo Marco André Junges, com o apoio dos supervisores Joney Braun e Rubens Tesche.

As ações discutidas passam a ser implementadas a campo junto aos produtores pelas equipes da Emater/RS-Ascar. Participaram da reunião e irão desenvolver trabalhos de Assistência Técnica extensionistas dos municípios de Santo Antônio das Missões, Tucunduva, Pirapó, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau e Dezesseis de Novembro, Porto Xavier, Roque Gonzales e Bossoroca.

O ATR Marco André Junges citou que a Emater/RS-Ascar, através da Gerência de Classificação e Certificação, tem feito análise bromatológica do feno de alfafa, ação importante para o acompanhamento da qualidade.

Também foi visitada a lavoura de alfafa na propriedade do produtor Wagner Sarturi Carvalho, na comunidade de Limoeiro, a fim de embasar 'in loco' estratégias de ação nessa área. A campo, a equipe da Emater/RS-Ascar discutiu aspectos importantes, como erosão laminar do solo, stand das plantas, pragas, rebrote, relação entre colmo e folha, entre outros.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
Instagram: @ematerrsoficial
tv.emater.tche.br