Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
08/03/2019

Emater/RS-Ascar e Coopermil firmam parceria para classificação de soja e sorgo

Resultado de parceria entre a Gerência de Classificação e Certificação da Emater/RS-Ascar e a Cooperativa Coopermil, uma capacitação sobre a qualidade da classificação de produtos vegetais, com ênfase na soja e no sorgo, foi realizada nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/03), na sede da Associação dos Funcionários da Coopermil (Afumil), em Santa Rosa. Estiveram reunidos 37 técnicos das unidades de recebimento de grãos da Cooperativa de diferentes pontos da região.

A capacitação busca aprimorar a padronização da qualidade dos produtos nas unidades de recebimento e de armazenagem. Participaram profissionais das unidades da Coopermil de Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tuparendi (Santa Lúcia, Cinquentenário e Sede), Três de Maio (Consolata), Santa Rosa (sede e Esquina Candeia), Santo Cristo, Cândido Godói (Linha Acre e Linha Timbaúva), Cerro Largo, São Pedro do Butiá, Giruá (Centro, Trevo, Unidade Santo Antônio e Mato Grande). Segundo o coordenador de grãos e logística da Coopermil, Marcos Bogler, a intenção é ampliar o número de analistas nas unidades, contribuindo para a qualidade do processo.

O chefe da Unidade de Classificação da Emater/RS-Ascar, em Santa Rosa, Volnei Koche, trouxe à pauta a teoria sobre padrões oficiais das Instruções Normativas com o Regulamento Técnico da Soja, definindo o seu padrão para o mercado interno e exportação (INs 11/2007 e 37/2007), e Portaria com Normas de Identidade, Qualidade, Embalagem e Apresentação do Sorgo (268/1984), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), visualização dos defeitos do produto e padronização do conhecimento para discutir com produtor e classificador.

No treinamento prático, realizado com o apoio dos técnicos classificadores, Cristiano Stiebe e Darlei Perin, destacou-se a coleta de amostras, quarteamento ou homogeneização, determinação impurezas, umidade, identificação dos defeitos e uso dos principais equipamentos na classificação especialmente da soja e do sorgo.

Mais informações sobre os cursos realizados pela Gerência de Classificação e Certificação podem ser obtidas pelo e-mail gcc@emater.tche.br, pelo telefone 0800 541 9004 ou nas Unidades de Classificação.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br