Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de cookies

Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
08/02/2019

Março terá extensa programação alusiva à Mulher na região de Santa Rosa

Para além das homenagens às mulheres, a programação prevista para o mês de março em alusão ao Dia Internacional da Mulher prevê a abordagem de diversos temas que vão desde a inclusão social e produtiva, promoção da saúde até o combate à violência. Na região administrativa de Santa Rosa, a Emater/RS-Ascar está envolvida com a organização de mais de 40 eventos.



Primeira Quinzena de Março com programação diversificada




Nova Candelária sedia no dia 1º de março o 22º Encontro Municipal das Mulheres, no pavilhão da Schweinfest, às 19h30. O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Nova Candelária, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sicredi, Jaeli Móveis, Cresol, Rex Embalagens e Chá Prenda.

O Encontro de Mulheres de Três de Maio também será no dia 1º. O evento, promovido pelo Conselho Municipal da Mulher em parceria com a Prefeitura, Comdim e Emater/RS-Ascar, ocorrerá na localidade de Caúna, às 9h.

Ainda nesta data, Tuparendi sedia o show de talentos e coquetel alusivos à Semana da Mulher. Quem for até o Clube União, às 14h, acompanha a programação que dará ênfase ao empoderamento da mulher, promoção da saúde e qualidade de vida. O evento conta com o envolvimento da ACI, Associação Municipal dos Clubes de Mães, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi, Coopermil, Emater/RS-Ascar, Lions, Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, Saúde e Ação Social. A programação em Tuparendi seguirá no dia 08/03, com a realização da 11ª edição do evento “De Mulher para Mulher”, às 20h, no Clube União.

O Encontro de Mulheres de Ubiretama também será no primeiro dia de março, a partir das 8h, no salão da comunidade evangélica da Linha 23 de Julho. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura (STR).

A programação na região segue em 03/03 com a realização do 20º Encontro Municipal de Clubes de Mães em São Paulo das Missões. Neste ano o evento acontece em Dona Helena Sul, a partir das 9h, promovido pela Emater/RS-Ascar e Clube de Mães Estrela da Manhã, com apoio do STR, Movimento das Trabalhadoras Rurais (MTR), Administração Municipal, Secretaria da Saúde e Assistência Social.

No Dia Internacional da Mulher (08/03), os encontros ocorrem em pelo menos seis municípios. Em Alecrim, o Encontro das Trabalhadoras Rurais começa às 10h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O evento é uma promoção conjunta do STR, Emater/RS-Ascar e Prefeitura.

Em Dezesseis de Novembro, o encontro será no CTG Rancho da Amizade, às 9h30. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal da Assistência Social e da Emater/RS-Ascar, com o envolvimento do STR, Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopaden), Câmara de Vereadores e Coopatrigo.

A 17ª edição do Chá com Aroma de Mulher, em Horizontina será no centro de convivência, às 19h30. O evento está sendo organizado pela Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), contando com a parceria da Emater/RS-Ascar, Fahor, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e entidades do comércio.

Ainda no Dia Internacional da Mulher, o centro de convivência de Mato Queimado sedia o Encontro de Mulheres, promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar, Cras, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação.

O Encontro Rosa Mulher de Novo Machado será na Igreja Evangélica de Cristo, às 9h30. O evento é promovido pela Prefeitura, com envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, e Emater/RS-Ascar.

O Encontro alusivo ao Dia Internacional da Mulher de Giruá ocorre no dia 08/03, no Parque de Exposições Olmiro Callai. A programação inserida na Expogiruá começa às 14h. O evento está sendo organizado pela Emater/RS-Ascar, STR, Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Promoção Humana e Secretaria Municipal de Educação, e Comissão Organizadora da Expogiruá.

A programação do dia 08/03 segue com a Noite da Mulher, em São José do Inhacorá, com palestra motivacional no salão paroquial, às 20h. O encontro está sendo organizado pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura.

Já no sábado (09/03), acontece o Encontro em Boa Vista do Buricá com o tema inteligência emocional, na sede do Clube Aliança, às 14h. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, conta com o apoio do STR e da Casa da Amizade.

Neste mesmo dia, o município de Independência sedia o 22º Encontro Municipal da Mulher, promovido pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, com apoio do Sicredi e STR. A anfitriã será a comunidade de Esquina Budel, que recebe os participantes às 9h30.

O Encontro municipal de Mulheres de Porto Lucena será também no sábado (09/03), no salão paroquial da Igreja Católica Nossa Senhora dos Navegantes. O evento organizado pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura e as Secretarias de Assistência Social e Saúde começa às 10h.

Ainda no dia 09/03, em Porto Xavier, o Encontro Municipal de Mulheres será promovido pelo Cras em parceria com a Emater/RS-Ascar. A programação será realizada no CTG Corredor Missioneiro, a partir das 9h30. Também no sábado (09/03), acontece o Encontro das Trabalhadoras Rurais de Garruchos. O evento será no salão comunitário de São José Velho, às 9h30. A programação é promovida pela Prefeitura e Emater/RS-Ascar, com o envolvimento do STR, Sicredi e Sindicato Rural.

O Encontro de Mulheres de Entre-Ijuís, promovido pela Emater/RS-Ascar e Prefeitura, será no dia 10/03. No dia 12/03, em Porto Vera Cruz, cerca de 270 pessoas são esperadas às 14h no Pavilhão de Eventos do município. A programação contempla palestra, dinâmica e reflexões, a partir do tema “Cantando e contando histórias de mulheres”. O evento conta com o envolvimento da Administração Municipal, através das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social, Emater/RS-Ascar e grupos de mulheres do município.

Ainda no dia 12/03, direitos das mulheres e empoderamento feminino serão pauta no Encontro Municipal de Mulheres de Tucunduva. O Encontro será no salão paroquial católico, às 19h, em uma promoção da Emater/RS-Ascar e Prefeitura, com apoio da comunidade católica.

A valorização da mulher, com foco na autoestima será tema de palestra em Bossoroca, no dia 13/03, no salão da comunidade da Esquina Piratini. O evento organizado pela Emater/RS-Ascar começa às 14h.

O tradicional Chá das Mulheres de Santo Ângelo acontece no dia 13/03, no Distrito União da Comunidade São Pedro, a partir 14h. O Chá é promovido pela Emater/RS-Ascar e Clubes de Mães em parceria com Administração Municipal e Associação dos Clubes de Mães de Santo Ângelo (Aclumasa).




Atividades seguem até o final de março




As atrações seguem na segunda quinzena de março. No dia 16/03 acontece o 18º Encontro da Mulher Alegriense, com o tema Reviravoltas de um Coração, promovido pela Prefeitura em parceria com a Emater/RS-Ascar, às 10h, no CTG Querência Alegriense.

O Encontro de Trabalhadoras Rurais em Porto Mauá, também será no dia 16/03, no Pavilhão Nossa Senhora dos Navegantes, a partir das 10h. O evento é uma promoção do STR e da Prefeitura, com apoio Emater/RS-Ascar.

O Encontro dos Clubes de Mães e Famílias de Salvador das Missões acontece no dia 16/03, das 9h às 16h, na Comunidade da Saraiva. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio do Cras.

O Encontro Municipal da Mulher de Santa Rosa será no domingo (17/03) oportunidade em que serão abordados os temas sucessão familiar e violência doméstica velada. O evento será na Comunidade São José do Km Três, às 9h. O evento é uma promoção Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura, Coopermil, Cotriorosa, Comunidade São José, Clube de Mães Amor e Paz, Zuk, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Municipal de Clubes de Mães e imprensa local.

O Encontro de Trabalhadoras Rurais de São Luiz Gonzaga também acontece no dia 17/03, destacando a responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar e STR, com apoio da Prefeitura, será na sede da comunidade de Pontão Santa Maria, a partir das 10h.

No dia 30/03 haverá palestra em Bossoroca, com o tema saúde da mulher e autoestima. A atividade organizada pela Emater/RS-Ascar com parceira Secretaria Municipal da Saúde será na Sede da Associação do Rincão Santa Maria, às 14h.

Municípios como Roque Gonzales, Sete de Setembro e São Nicolau devem divulgar a programação dos Encontros de mulheres a serem realizados nos próximos dias.




Atividades durante o ano




Ao longo do ano serão realizadas outras atividades alusivas ao tema também em outros municípios.

No dia 26/04, o 18º Encontro Municipal de Mulheres será realizado em Senador Salgado Filho. O evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar, Cras e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio das Secretarias de Educação e de Saúde.

Campina das Missões promoverá a programação alusiva ao Dia Estadual da Mulher, em 03/08, organizada pelo STR em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Administração Municipal.

Em setembro acontece o Encontro Municipal da Mulher, em Cerro Largo, no Parque Municipal de Exposições. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Cras e STR, contando com o apoio da Prefeitura e ACI.

O 6º Encontro dos Núcleos do Lar de Cândido Godói será no mês de novembro, no salão da comunidade de Linha Doze. O evento é uma promoção conjunta da Emater/RS-Ascar, Associação Municipal de Mulheres Rurais (Ammur), Cras e Secretaria Municipal da Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Cândido Godói.

Atividades do Outubro Rosa serão realizadas em Eugênio de Castro, como Chá Rosa do Bem, no mês de outubro, promovidas pela Emater/RS-Ascar em parceria com Secretaria Municipal da Saúde e Clubes de Mães.

Em Santo Cristo, um encontro de clubes do lar será organizado para o mês de novembro.




Eles por Elas




As ações alusivas às mulheres também serão realizadas em todo o Estado e são reforçadas com a adesão da Emater/RS-Ascar ao movimento mundial Eles Por Elas, ou He for She, iniciativa da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. O Movimento é um esforço global criado em 2014 para difundir a conscientização e promover a responsabilidade de homens e meninos para a eliminação de todas as formas de discriminação e da violência contra as mulheres e meninas.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br