Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
10/01/2019

Agricultores de Santa Clara do Sul recebem certificados de produção orgânica

Treze dos 30 agricultores que integram o Programa Santa Clara Mais Saudável receberam nesta quarta-feira (09/01) o documento que certifica as suas propriedades como de produção orgânica. O ato, acompanhado pelo prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, pelo secretário de Infraestrutura Edson Mallmann, e por representantes da Emater/RS-Ascar e do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa), foi realizado no auditório da Prefeitura. Os certificados, concedidos pela Rede Agroecologia EcoVida, permitem aos produtores a adoção de um selo máximo de qualidade.

Lançada em junho de 2017, a política pública busca tornar o município uma referência em Agroecologia. “A intenção é promover a saúde e a qualidade de vida de forma sustentável, com geração de renda e respeito ao meio ambiente”, destacou Kohlrausch. Desde o início, o programa contou com uma série de capacitações, oficinas, reuniões e dias de campo com temas diversos relacionados à produção de base ecológica. “Nesse período foram centenas de visitas técnicas, com acompanhamento contínuo e sistemático”, salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar, Ivan Bonjorno.

Já o extensionista da Emater/RS-Ascar, Luiz Bernardi, observa o fato de o Santa Clara Mais Saudável envolver toda a cadeia produtiva da alimentação saudável, desde o preparo do solo, passando pelos tipos de adubação e pelo controle ecológico de pragas e doenças, até chegar aos canais de comercialização e aos consumidores, que também são mobilizados para o tema. “Não é por acaso que, desde o último mês de agosto, o município já conta com uma feira de produtores ecologistas, com grande diversidade, boa qualidade dos alimentos e uma ótima resposta do público”, garante Bernardi.

Para o técnico do Capa, Augusto Webber, o sucesso do programa se dá justamente pelo trabalho em parceria entre o poder público e os agricultores. “Não por acaso, alguns produtores serão convidados a integrar a comissão de ética do processo de certificação de outras regiões”, observa

Com o objetivo de também estimular a educação alimentar, Kohlrausch adiantou, durante o encontro, que o tema da próxima SantaFlor, a ser realizada em setembro, será a produção de base ecológica. “Pretendemos promover palestras, cursos e workshops, difundindo o conceito de sustentabilidade”, finaliza.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113 / (51) 99574-1323
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br