Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
06/12/2018

Emater/RS-Ascar celebra 30 anos do Informativo Conjuntural

No Dia da Extensão Rural (06/12), a Emater/RS-Ascar deu início às comemorações alusivas aos 30 anos do Informativo Conjuntural. Na Sala Espaço de Convergência Deputado Adão Pretto, na Assembleia Legislativa do RS, e em parceria com a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, foi apresentado, na manhã desta quinta-feira, o novo layoult do documento publicado semanalmente desde 1989.

O Informativo Conjuntural é um documento que registra dados conjunturais de produção, produtividade e preços das principais culturas da agricultura e da pecuária, relacionando-os com condições do clima e com contextos de formação de preços, comercialização e perspectivas de safra dos produtos agrícolas nas diferentes regiões produtoras do Estado. Também divulga informações sobre comercialização atacadista de hortigranjeiros acompanhados pela Ceasa/RS e publica dados meteorológicos semanais, com análises/prognósticos trimestrais de clima.

Participaram do ato o secretário adjunto de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Claudemir Locatelli, a deputada estadual Regina Becker Fortunati, os diretores administrativa e técnico da Emater/RS, Silvana Dalmás e Lino Moura, entre representações de deputados e entidades parceiras e empregados e ex-empregados da Emater/RS-Ascar.

Para o diretor Lino Moura, o Informativo Conjuntural é referência no país. “Nossas informações são coletadas em todo o Estado e as projeções que fazemos, em sua grande maioria, se confirmam. É espetacular o nosso índice de acerto” destacou o dirigente. “Nesse Dia da Extensão Rural temos muito o que comemorar. Uma parte da sociedade não conhece a fundo o que a Emater faz, mas para as mais de 210 mil famílias que atendemos nosso trabalho é fundamental. ”

Já o secretário adjunto Claudemir Locatelli destacou a sensibilidade dos profissionais que fazem o Informativo. “Foi possível observar no vídeo que foi apresentado o comprometimento com o trabalho dessas pessoas que fazem esse documento”. Locatelli também frisou o quanto são importantes as informações constantes no documento para que o agricultor e a sociedade possam tomar as decisões mais adequadas. “A transferência de conhecimento é a grande arma do momento e ela está chegando a quem precisa. Precisamos fortalecer a Extensão Rural no Estado”, destacou.

“A edição de número 1531, que já está no site, abre o ano de comemorações de 30 anos do nosso Informativo. As comemorações dessa importante fonte de informação serão realizadas ao longo de todo o ano de 2019 e fará parte de eventos importantes ligados a agricultura e a pecuária gaúcha”, informou gerente de Planejamento, gerência responsável pela produção do Informativo Conjuntural, Flávio Calcanhoto.

O documento é atualizado todas as quintas-feiras à tarde e pode ser acessado através do site da Emater/RS-Ascar no link https://bit.ly/2G2UNFX.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Raquel Aguiar
51-99918-6934 / 51-3216-9090
www.emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
http://twitter.com/Emater/RS
tv.emater.tche.br