Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
26/11/2018

Uva Vênus já está sendo colhida na região da Serra

Os primeiros cachos de uva da safra 2018/2019 já estão sendo colhidos nos vinhedos de variedades superprecoces, como a Vênus, implantados em zonas de microclima mais quente, ou seja, vales dos maiores rios da Serra, como nos municípios de Cotiporã, Caxias do Sul e Farroupilha.

Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Ângelo Todeschini, a fruta apresenta ótima qualidade, principalmente quanto à ausência de fitomoléstias, fortemente favorecida pelas condições climáticas da semana, com bastante insolação, baixa umidade e chuvas bem espaçadas.

A área com o cultivo desta variedade de uva é pouco expressiva, porém ela se destaca pela possibilidade de agregação de valor, já que é colhida antes das demais.

Vênus é uma alternativa de uva de mesa precoce sem sementes e com sabor aframboesado, desenvolvida pelo Programa da Universidade de Arkansa, e que foi avaliada e lançada no país pela Embrapa. Seu ciclo (da brotação à colheita) na região da Serra Gaúcha é de 130 dias, sendo a primeira uva a maturar. É recomendada para regiões com temperaturas mais elevadas na primavera, sem a ocorrência de geadas tardias.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863 / (54) 3223-5633
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br