Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
09/11/2018

Seminário sobre sucessão rural e garantia de renda é promovido em Porto Lucena

Mais de 100 pessoas tiveram a oportunidade de prestigiar o Seminário sobre Sucessão Rural e Garantia de Renda em Porto Lucena, nesta quarta-feira (07/11). O evento, realizado no Centro Cultural, reforçou a importância do estabelecimento de parcerias para estimular a qualidade de vida e a geração de renda de jovens, com vistas à sucessão familiar rural.

No primeiro momento, o público foi saudado pelo prefeito de Porto Lucena, Jair Miguel Wagner, pelo coordenador de programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ernesto Ivo de Lima, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Vilson Carlos Klein.

Após, a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, falou sobre juventude e sucessão, enfatizando que devemos dar visibilidade ao jovem para que permaneça no meio rural, seja valorizado e consiga acessar políticas públicas. O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi, reiterou a importância da motivação, da autoestima no trabalho e da garantia de renda com diversificação para que o contexto de sucessão ocorra com êxito.

Orientações técnicas em relação à bovinocultura de leite, especialmente sobre pastagens e irrigação, foram abordadas pelo zootecnista da Cooperativa de Assistência Técnica de Três de Maio, Daniel Kretzmer.

Os motivos que levaram à sucessão rural, com destaque para a geração de renda e autoestima, foram enfatizados pelos jovens produtores rurais, Tiago Rafael Fritzen, de 30 anos, da Granja Fritzen, e Cássio Steinmetz, de 29 anos, residente na Linha Lajeado Bonito. Em sua fala, Tiago destacou o incentivo dos pais, o planejamento e organização das atividades de forma conjunta como fatores importantes para a permanência no meio rural e a geração de renda. Os valores do diálogo e da persistência foram reafirmados no depoimento de Cássio, que também decidiu permanecer na propriedade.

O Seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Prefeitura, Departamento Municipal de Agricultura, Cresol e Sicredi.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br