Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/10/2018

Outubro Rosa alerta para prevenção do câncer de mama

No Noroeste gaúcho, mulheres do meio rural estão sendo sensibilizadas pela campanha do Outubro Rosa. O objetivo é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, o tipo de câncer mais comum entre as brasileiras. Na quarta-feira (10/10), a campanha mobilizou público de 250 mulheres em Ibirubá, no Alto Jacuí. A Casa de Cultura do município ficou lotada.

A ênfase da campanha, de acordo com a assistente técnica regional Social da Emater/RS-Ascar, Silvana Canova, está sendo dada à "conscientização, prevenção, serviços de diagnóstico e tratamento".

Sintomas

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço) no seio, mas também podem aparecer nódulos nas axilas e no pescoço. O autoexame e a mamografia ajudam a diagnosticar precocemente a doença. De acordo com especialistas, tumores de até um centímetro têm chance de cura acima de 95%.

Vista Gaúcha

Na próxima sexta-feira (19/10), a campanha chega ao município de Vista Gaúcha. O município da região Celeiro deverá reunir, no Clube Gaúcho, 400 pessoas durante o evento Outubro Rosa e o Novembro Azul. Além do câncer de mama, o evento quer chamar a atenção dos homens para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / (55) 99976 8547
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br