Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/10/2018

Curso de Boas Práticas de Fabricação é oferecido em Guarani das Missões

Com o objetivo de qualificar o conhecimento e garantir a inocuidade dos produtos alimentícios disponibilizados à população, o curso de Boas Práticas de Fabricação foi oferecido a estudantes da Escola Estadual Técnica Guaramano, de Guarani das Missões, profissionais de estabelecimentos processadores de produtos de origem animal e médicos veterinários operadores do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O curso de 16 horas foi conduzido por técnicos da Emater/RS-Ascar, na escola Guaramano, nos dias 08 e 09/10.

No primeiro momento da capacitação, o assistente técnico regional de Agroindústria da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi, explanou sobre as normas da legislação vigente para os estabelecimentos processadores de alimentos de origem vegetal e animal. Também reforçou a importância da obtenção de uma matéria-prima produzida com Boas Práticas Agropecuárias para que a unidade processadora de alimentos esteja livre de contaminantes químicos e microbiológicos.

A higiene das instalações, equipamentos e utensílios, bem como a higienização dos manipuladores, foi abordada pela tecnóloga em Alimentos da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Eliane Denise Schmidt, que deu ênfase para a importância de se realizar os procedimentos corretos de higienização para que se possa garantir a inocuidade do produto final. A confecção de rótulos também esteve na pauta. “Este assunto é de suma importância, pois cada vez mais o consumidor busca informações sobre os alimentos que está levando para casa”, afirma Eliane, lembrando que muitas pessoas apresentam intolerância à lactose, bem como a certas proteínas, reforçando a importância da identificação do produto evitando transtornos a este público. “Os diabéticos e os celíacos também fazem parte do grupo de consumidores que buscam informações através dos rótulos antes de adquirir seus alimentos”, comenta.

Ocorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTA’s), informações do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, documentação e responsabilidade técnica, recebimento e armazenamento da matéria-prima, armazenamento e transporte dos alimentos preparados, gestão de pessoas e controle e garantia de qualidade também estiveram na pauta do curso.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665 / (55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br