Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/10/2018

Piscicultores de Roca Sales participam de terceira etapa de capacitação

Um grupo de piscicultores de Roca Sales participou nesta quinta-feira (11/10), na Câmara de Vereadores, da terceira etapa de uma série de capacitações que têm sido realizadas com produtores de peixes do município. Parte das ações do Programa RS Pesca e Aquicultura da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que construiu, por meio de convênio com a Emater/RS-Ascar, 28 açudes beneficiando 22 agricultores do município, a qualificação tem o objetivo de promover a troca de experiências e de conhecimentos para o fortalecimento da piscicultura em Roca Sales.

Neste terceiro módulo, o assistente técnico regional em Sistema de Produção Animal da Emater/RS-Ascar, João Sampaio, repassou aos participantes informações sobre as espécies criadas em sistema semi-intensivo para o policultivo de carpas, sobre o manejo dos viveiros e sobre doenças e parasitas. Nos dois módulos anteriores, os assuntos abordados envolveram a introdução de alevinos, a população total dos açudes, a qualidade da água, alimentação dos peixes e os possíveis predadores. Outras atividades estão previstas até o final do ano em data e local a serem definidos.

Para o piscicultor Telmo Bernstein, de Linha Fazenda Lohmann, as atividades têm auxiliado no sentido de qualificar a produção. “Muitas vezes temos dúvidas, especialmente em temas relacionados ao manejo da água, e aqui temos a oportunidade de solucioná-las”, comenta. Na propriedade em que mora com os pais estão dispostos 11 açudes, sendo três construídos recentemente, por meio do convênio com o Estado, que foi o responsável pela cessão do maquinário para a execução das obras. “São investimentos que me motivaram, inclusive, a retornar para a propriedade”, ressalta.

Com uma caminhada de mais de 20 anos, Roca Sales é hoje um dos principais produtores de pescados do Vale do Taquari, com cerca de 80 toneladas por ano. “Nesse sentido, dada a importância da atividade na esfera estadual, busca-se a permanente qualificação dos piscicultores”, avalia o extensionista da Emater/RS-Ascar, Deoclesio Piccoli. O evento também foi prestigiado pelos representantes da SDR, Carlos Alberto Brigoni e Bruna Bittencourt da Costa.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113 / (51) 99574-1323
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br