Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/10/2018

Hortas urbanas e alimentação saudável são temas da Semana da Alimentação no RS

Neste ano, a Semana da Alimentação do Rio Grande do Sul chega a 16ª edição e acontece na próxima semana (de 15 a 21/10). Com o tema "Alimentação Saudável ao seu Alcance - Hortas Urbanas", a Semana contará com atividades em todo o Estado, como rodas de conversas, seminários, feiras e ações culturais, entre outras, que abordam desde a produção até o consumo de alimentos.

Com o apoio da Emater/RS-Ascar e de entidades parceiras, a Semana da Alimentação propõe a reflexão da importância de utilizar alimentos frescos, in natura ou minimamente processados. O objetivo é também divulgar a produção ecológica, sem contaminantes químicos e que promovam a saúde, mostrando que uma alimentação saudável e sustentável é viável mesmo em grandes centros urbanos.

Para incentivar a produção alimentos saudáveis e nutritivos, a Emater/RS-Ascar irá participar de atividades durante toda a Semana. O objetivo é e proteger a biodiversidade do Planeta, garantindo a segurança alimentar e nutricional. Confira os locais:

Cerimônia de Abertura
Na terça-feira (16/10), a partir das 14h, será realizada a Abertura da Semana da Alimentação na Escola Municipal de Educação Infantil Humaitá, em Porto Alegre, juntamente com a Emater/RS-Ascar. Haverá oficinas sobre hortas em pequenos espaços e feira para alunos da Escola, considerada referência no estímulo a uma alimentação saudável, pois mantém uma horta cuidada por pais, alunos e comunidade escolar e usa o local como ponto de convivência das crianças.

Curso de extensão sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs)
Realizado na Faculdade de Agronomia da Ufrgs, no Campus do Vale, em Porto Alegre, na quarta e quinta-feira (17 e 18/10), o curso de extensão sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) propõe a valorização da sociobiodiversidade.

VI Seminário Temático do CRN-2
Com o tema Educação alimentar e nutricional, o VI Seminário Temático do Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região (CRN-2) ocorrerá na sede da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre, na tarde de sexta-feira (19/10).

Encerramento
No domingo (21/10), no Parque Farroupilha (Redenção), ocorre o encerramento da 16ª Semana da Alimentação RS, na Praça de Segurança Alimentar e Nutricional, das 10h às 16h. Neste dia, a Emater/RS-Ascar repassará orientações sobre a produção de plantas aromáticas e condimentares em pequenos espaços e sobre compostagem. Também será demonstrado como fazer sal temperado utilizando essas plantas.
No Estado, as atividades da Semana são organizadas pelo Fórum Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Fesan), CRN-2, Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consan), Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e Emater/RS Ascar. A programação pode ser conferida nas redes sociais pelo Facebook (facebook.com/semdaalimentacaors) e Instagram (instagram.com/semanadaalimentacaors).

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
51-99918-6934 / 51-3216-9090
Estagiária Victória Lima
vdlima@emater.tche.br
imprensa@emater.tche.br
www.facebook.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
http://twitter.com/Emater/RS
tv.emater.tche.br