Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/09/2018

Emater/RS-Ascar realiza práticas de organização das propriedades rurais em Novo Xingu

A equipe da Emater/RS-Ascar do município de Novo Xingu encerrou neste mês as atividades envolvendo organização e melhoria das propriedades rurais, ação iniciada ainda no mês de março. O trabalho envolveu famílias de 12 comunidades do interior do município, que participaram de capacitações e atividades planejadas pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

"Entendemos que a organização da propriedade, as melhorias, o paisagismo e embelezamento como um todo, contribuem para o bem-estar da família. Um jardim bem planejado, além de gerar paz e beleza, também resgata e mantém o prazer de viver perto da natureza", comentou a extensionista social da Emater/RS-Ascar, Elaine Pereira. Essas atividades realizadas em Novo Xingu fazem parte da Campanha Regional Minha Propriedade, Meu Paraíso, trabalho desenvolvido nos 42 municípios de abrangência do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen e que tem como objetivo a valorização das propriedades rurais, buscando elevar a qualidade de vida das famílias envolvidas, proporcionar o bem-estar físico, mental e emocional, além de preservar o meio ambiente.

As capacitações envolveram as mulheres das comunidades do interior. Durante a programação das atividades, a extensionista da Emater/RS-Ascar ministrava uma palestra sobre o tema, abordando os objetivos da campanha e as práticas propostas com a ação. A psicóloga do município, Mariana Poglia Carini, também participou das atividades, explanando às participantes sobre empoderamento feminino e intimidade. No período da tarde eram realizadas as práticas de ajardinamento, que ensinava às participantes sobre a utilização dos elementos naturais, como pedras, tocos, bordaduras, na organização dos espaços de convivência, além das combinações de cores e criação de caminhos e ambientes diferentes.

"A nossa intenção com essas atividades foi dar continuidade às ações iniciadas no final do ano passado, em que foram realizadas excursões com os grupos de mulheres do interior para conhecer o Roteiro Turístico de Vitor Graeff. A jardinagem é o grande destaque do roteiro, envolvendo as propriedades do meio rural, e isso despertou o interesse dos grupos", explicou a secretária Municipal da Assistência Social, Marli Fenner Martini.

Ao final de cada capacitação eram distribuídos polígrafos e materiais com dicas de preparação do solo, escolha de mudas e sementes, além da identificação dos locais para o plantio. Os grupos também puderam compartilhar mudas de flores e plantas entre si, o que proporcionou um resgate cultural e um momento de integração e troca de conhecimento entre as participantes. "Como resultado observamos que muitas propriedades estão motivadas e colocando em prática as ações de jardinagem e buscando assessoramento da Emater. Isso é muito positivo e contribui para o bem-estar das famílias do meio rural" concluiu a extensionista da Emater/RS-Ascar.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar – Regional de Frederico Westphalen
Jornalista Marcela Buzatto
mbuzatto@emater.tche.br
(55) 3744-2835
(55) 9 99853680 / (55) 9 96400611

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br