Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
14/09/2018

Agroindústria Delícias da Nair é inaugurada em Garibaldi

O município de Garibaldi inaugurou, nesta quinta-feira (13/09), mais uma agroindústria familiar. Localizada na linha São Miguel, a “Delícias da Nair”, da família Gabardo, produz pães, cucas, biscoitos variados, pão húngaro, grostoli, tortas, docinhos e salgados. O ato de inauguração contou com a presença da gerente regional da Emater/RS-Ascar Caxias do Sul, Sandra Dalmina, do vice-prefeito, Antônio Fachinelli, do presidente do STR, Luciano Rebelatto, secretários municipais, amigos da família e apoiadores.

A proprietária, Nair Gabardo, conta que sempre gostou de fazer doces e salgados e, quando a loja da filha, Carla, não deu muito certo e ela retornou para casa, elas pensaram em fazer uma agroindústria, em ter o próprio negócio. Para isso, contaram com o auxílio da Emater/RS-Ascar, “Eles foram muito importantes, porque nós não sabíamos como começar. E hoje eu estou feliz porque já estamos colocando nossos produtos nas escolas municipais, participamos da feira do produtor no sábado de manhã, recebemos encomendas e, em 2019, pretendemos entrar nas escolas municipais”, relata Nair, que sempre contou também com o apoio do marido, Carlos.

Neste ano, a agroindústria já participou de feiras como a Expoclara e a Expointer, onde as filhas comercializaram os produtos. “Foi uma experiência boa para elas, conheceram bastante pessoas e até deram entrevista para televisão”, diz Nair, que irá participar também da Expo Garibaldi, no mês que vem. “A expectativa é que a agroindústria cresça cada vez mais”, afirma a jovem Carla. A irmã, Daniela, por enquanto auxilia no empreendimento no tempo livre, mas, se der certo, existe a possibilidade de também vir a trabalhar com a família.

“Desejo muito sucesso, que as vendas se multipliquem e que a gente continue vindo a Garibaldi fazer inaugurações de agroindústria, porque certamente é uma atividade que agrega valor, agrega a família e promove a sucessão rural”, declarou a gerente regional da Emater/RS-Ascar. Para Sandra, a região da Serra tem vários fatores que contribuem para o sucesso desses empreendimentos: a união e apoio das entidades e do poder público, a vontade e aptidão das pessoas de cultura italiana, além das políticas públicas, como o Programa Estadual de Agroindústria Familiar.

O vice-prefeito salientou que graças a Emater hoje muitas ações que tem no interior de Garibaldi são exemplo para outros municípios. Fachinelli destacou, ainda, a importância do espírito empreendedor da população da região de colonização italiana, bem como do trabalho coletivo das entidades e do conhecimento passado de geração em geração para o desenvolvimento e progresso do município.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul
Jornalista Rejane Paludo
repal@emater.tche.br
(54) 9 99768863
(54) 3223-5633
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br