Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
10/08/2018

Campos de Cima da Serra transportado para Porto Alegre

Porto Alegre vivenciou um pouco da cultura da Serra Gaúcha durante o lançamento do livro e da exposição Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra. de autoria de Saionara Araujo Wagner, da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufrgs, Jaime Eduardo Ries e João Carlos da Luz, da Emater/RS-Ascar, e do fotógrafo Fernando Kluwe Dias, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O lançamento ocorreu na noite desta quinta-feira (09/08), no Espaço Cultural Correios, em Porto Alegre.

A exposição ficará aberta ao público de 10 a 25 de agosto, de terça a sábado, das 10h às 18h, com entrada franca.

Para a abertura da mostra, o local reuniu mais de 150 pessoas, entre autoridades, patrocinadores e produtores da Serra gaúcha, entre eles produtores de Queijo Serrano, para conferir as 45 imagens, distribuídas pelo Espaço Cultural Correios. O ambiente também recebeu objetos típicos do dia a dia do homem serrano, como bruacas, pinha e miniaturas das mulas que eram conduzidas pelos primeiros tropeiros, no século XVIII. O grupo Hábito Fandangueiro, de Bom Jesus, interpretou canções como "Serrano, Sim Senhor", do grupo Os Serranos, e "O tropeiro", dos Irmãos Bertussi, entre outras composições sobre os hábitos e costumes da região.
 
Durante o coquetel, para acompanhar o Queijo Artesanal Serrano em diferentes estágios de maturação, com 60, 90, 100 e 120 dias, foram servidos vinhos Sopra, da Vinhedos Entre Rios, de Vacaria, além de geleia de gila (fruta típica da região) e paçoca de pinhão. O cardápio foi preparado pelo chefe Bruno Ivanoff, professor da Faculdade de Gastronomia Senac.
 
O projeto “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra” é uma realização do Ministério da Cultura e da Alma da Palavra, com financiamento da Lei Rouanet, patrocínio do Banrisul, BRDE, InBetta, Marelli e Souza Cruz e apoio do Espaço Cultural Correios Porto Alegre.

Exposição Fotográfica “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra”
Período: 10 a 25 de agosto.
De terças a sábados, das 10h às 18h.
Entrada franca.
Local: Espaço Cultural Correios – Rua 7 de setembro, 1020, térreo do Memorial do Rio Grande do Sul

A obra “Queijo Artesanal Serrano – Identidade Cultural nos Campos de Cima da Serra” estará à venda durante a exposição por R$ 50. Edição limitada.


Especial
Assessoria de Imprensa: Tatiana Csordas

Com edição de Raquel Aguiar, Emater/RS-Ascar