Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/06/2018

Curso de Guasqueiro é realizado em Dilermando de Aguiar

Nesta quinta-feira (14/06), encerra-se o Curso de Guasqueiro, iniciado na última terça-feira (12/06), em Dilermando de Aguiar. O Curso é promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal de Dilermando de Aguiar e Sindicato Rural de Santa Maria, com o objetivo de resgatar e manter a cultura do manejo com o couro. As atividades acontecem das 8h às 17h, no Parque de Exposições Walter Jobim.

Os 10 participantes inscritos previamente estão sendo orientados pelo instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Paulo Eduardo Júlio Xavier, que repassou conteúdos sobre a confecção de correias e rédeas em couro. Na programação, está prevista a preparação de ferramentas, como facas e cravadores; avaliação de couros e peles; preparação, sova e amaciamento de couros; técnicas para tirar tentos; fixação de argola e costura simples; e confecção de trançados de até cinco tentos.

De acordo com o extenionista rural do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Dilermando de Aguiar, Thiago Portella, guasqueiro é o nome dado às pessoas que confeccionam artigos campeiros, como laços e rédeas, que têm o couro cru como matéria-prima. A origem da atividade remonta ao período da colonização espanhola e portuguesa na América do Sul e, consequentemente, à formação da cultura gaúcha.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
Estagiária Andressa Motter
(55) 3222-4011
(55) 99935-2636

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br