Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
06/03/2018

Situação da bananicultura será debatida em Morrinhos do Sul

Na próxima terça-feira (13/03), a Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Morrinhos do Sul, Embrapa Mandioca e Fruticultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais promoverão o 4º Seminário Regional da Banana, dirigido aos produtores de dez municípios do Litoral Norte Gaúcho e Santa Catarina. O encontro ocorrerá das 14h às 17h no Salão Comunitário Sagrada Família, no Centro de Morrinhos do Sul, com o objetivo de fomentar o debate sobre a atual conjuntura da cultura da banana, para que os produtores passem a ter menor custo, mais produção e qualidade nos frutos, explica o chefe da Emater/RS-Ascar no município, José Osmar Peretto Munari.

Segundo Munari, um dos maiores problemas para a região é o Mal do Panamá e ter pesquisadores renomados partilhando o conhecimento pode ajudar os produtores a resolverem o problema. "Isto é de interesse de grande parte dos produtores, por isso acreditamos que teremos boa participação", ressalta o Técnico em Agropecuária.

A programação inicia com a discussão sobre o que fazer para prevenção do Mal do Panamá (Murcha de Fusarium). Também serão debatidos o manejo integrado dos bananais, os limites para a produção e a possibilidade de implantação de novas variedades.

O Litoral Norte do Estado é a região onde se concentra grande parte da produção. Três Cachoeiras é o maior, com uma produção estimada de 33.600 toneladas/ano, seguido de Morrinhos do Sul, com 33.000 toneladas/ano, de Mampituba com 18.590 toneladas/ano e Dom Pedro de Alcântara é responsável por 11.200 toneladas/ano. Juntos, estes quatro municípios contribuem com 77% da produção total gaúcha.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Porto Alegre
Jornalista Carine Massierer
cmassierer@emater.tche.br
(51) 2125-3155
(51) 99997-8803
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br