Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/01/2018

Emater/RS-Ascar monitora lavoura de soja em Tenente Portela

Inimigos do produtor de soja, percevejos e lagartas estão na mira da Emater/RS-Ascar. Nesta quarta-feira (10/01), técnicos da Instituição estiveram em Tenente Portela, no Noroeste gaúcho, fazendo Manejo Integrado de Pragas (MIP) em uma lavoura de soja. O objetivo é identificar o aparecimento dos percevejos marrom e barriga verde, além de lagartas, como a do cartucho, da vagem, falsa medideira e Helicoverpa armigera, entre outros insetos.

Pelo segundo ano consecutivo, a lavoura de soja do produtor Valmir Luis Manteuffel está sendo monitorada pela Emater/RS-Ascar. O objetivo é manter a população de insetos abaixo do nível de dano econômico. Para isso, o produtor é orientado a verificar semanalmente o aparecimento de pragas e doenças. A Emater/RS-Ascar também orienta Manteuffel a usar adequadamente as máquinas utilizadas para semear o grão e para pulverizar inseticidas e fungicidas. “Nesta safra, até o momento, houve redução na aplicação de inseticidas e, quando aplicados, são usados produtos fisiológicos, seletivos em relação aos inimigos naturais”, disse o extensionista da Emater/RS-Ascar de Tenente Portela, José Rubens Hermann dos Santos.

Monitoramento
Mais de 50 lavouras gaúchas começaram a ser monitoradas em 2015, quando a Emater/RS-Ascar, Embrapa, Massey Ferguson e universidades lançaram o programa Lavoura de Resultado. A iniciativa teria sido uma resposta aos prejuízos econômicos provocados, em 2013, pela lagarta Helicoverpa armigera.

Em Tenente Portela, o monitoramento da lavoura contou com a supervisão do próprio coordenador da Emater/RS-Ascar no programa Lavoura de Resultado, assistente técnico estadual em Soja, Alencar Rugeri. Também participou do monitoramento, o assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar em Solos, Edemar Streck.


Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 99976 854
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS