Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
12/01/2018

Expoagro Cotricampo: Emater/RS-Ascar planeja novidades

A Emater/RS-Ascar planeja novidades para a terceira edição da Expoagro Cotricampo, que se realiza de 22 a 24 de fevereiro, em Campo Novo. O foco na produção de alimentos será mantido, contudo a Instituição irá ampliar o número de atividades e práticas produtivas para melhor atender as potencialidades do agricultor familiar da região Celeiro, público preferencial da Expoagro.

Nesta quarta-feira (10/01), extensionistas da Emater/RS-Ascar estiveram no Campo Experimental de 12 hectares da cooperativa, entre eles o gerente adjunto da Gerência Técnica, Rogério Mazzardo, gerentes da região de Ijuí, Carlos Turra e Vito Cembranel, supervisores microrregionais, Rejane Gollo Fornari e João Schommer, e a chefe da equipe municipal, Elise de Moura Rosa. “Vamos falar de meliponicultura e, na horta, teremos muitas hortaliças diferentes”, antecipou o extensionista de Campo Novo, Laurindo Mattioni.
No espaço reservado à meliponicultura serão colocadas caixas de vidro para mostrar o trabalho de abelhas popularmente chamadas de Sem Ferrão. Dentre essas abelhas, a Emater/RS-Ascar destaca as espécies Jataí, Mandaguari, Manduri, Mandaçaia, Mirim Preguiça e Mirim Azeda.

Na horta, saíram o melão e a melancia, cultivados no ano passado, e entraram tomate rasteiro e gaúcho, feijão de vagem, beterraba, temperos e pimentinha. Permanece a produção de cenoura, repolho, pimentão e abóbora de tronco. Também segue inalterado o projeto de irrigação por gotejamento e aspersão.

No espaço destinado à produção de leite, a Emater/RS-Ascar irá apresentar resultado de análises feitas em laboratório com algumas forrageiras oferecidas na dieta do gado leiteiro. A análise bromatológica quantificou, nessas forrageiras, minerais, energia, proteínas e fibra. O objetivo dos extensionistas é avaliar, com auxílio da ciência, o real potencial de cada forrageira na produção de leite e seu impacto nos custos.

Expoagro
De acordo com a representante do departamento de Marketing da Cotricampo, Gabrielle Braun, são esperadas mais de 20 mil pessoas na Expoagro. Até o presente momento, 152 expositores confirmaram participação.

Informações
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 99976 854
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS