Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
07/12/2017

Entrega de sementes crioulas beneficia famílias quilombolas de Pelotas e São Lourenço do Sul

Cerca de 200 famílias quilombolas serão beneficiadas com o recebimento de sementes crioulas de milho e feijão, produzidas pela Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil (Cooperfumos), e de um kit de sementes de hortaliças fornecidas pela BioNatur. Duas grandes entregas de sementes já aconteceram nos municípios de São Lourenço do Sul, no dia 04/12, e em Pelotas, no dia 30/11. Para sexta-feira (08/12), está programada a entrega nas comunidades de Rincão das Almas e Coxilha Negra, também em São Lourenço do Sul.

A entrega de sementes crioulas às comunidades quilombolas é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico de Comunidades Quilombolas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul (SDR) e foi possível através do trabalho de mediação feito pela Emater/RS-Ascar.

O coordenador de programas da SDR, Sérgio Dorneles, que esteve presente na região representando o secretário Tarcisio Minetto, destacou a importância da atuação da Emater/RS-Ascar enquanto mediadora entre as demandas dos produtores e as políticas públicas do Estado. "O benefício que viemos trazer para as comunidades foi uma construção horizontal, que resulta diretamente das demandas dessas famílias. Se não fosse a dedicação da equipe da Emater/RS-Ascar, que atua diretamente no campo, isso não seria possível. Temos orgulho de manter o convênio com a Instituição e a certeza de que a agricultura familiar gaúcha está em boas mãos", enfatizou Sérgio.

Em São Lourenço do Sul, serão mais de 130 famílias beneficiadas em quatro comunidades quilombolas. Na segunda-feira (04/12), foi a vez das comunidades Monjolo e do Torrão receberem as doações. A entrega foi realizada pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Lourenço do Sul, Volnei Bauer, Marcia Cabral, Everton Vargas, Cesar Demenech e Paulo Wetzel. Na ocasião, os profissionais explicaram aspectos técnicos da plantação das sementes e falaram também sobre a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), o Programa Segunda Água, implantado pela SDR e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais do Governo Federal, como possibilidades complementares para o atendimento das necessidades das famílias presentes.

De acordo com o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Lourenço do Sul, engenheiro agrônomo Cesar Roberto Demenech, a ação será continuada na sexta-feira (08/12) e, nas quatro comunidades, mais de 130 famílias serão beneficiadas. "A equipe da Emater/RS-Ascar de São Lourenço do Sul desenvolve atividades junto às comunidades quilombolas do município, tendo a questão da soberania e segurança alimentar como aspecto importante da nossa ação", explicou Demenech.

Em Pelotas, dia 30/11, houve a entrega de sementes crioulas para 20 famílias da Comunidade Quilombola do Alto do Caixão e 40 famílias da Comunidade Quilombola do Algodão, respectivamente do 7º e do 4º distrito do município, que receberam mais de 300 kg de sementes crioulas. Cada família foi beneficiada com cinco quilos de sementes de milho e cinco quilos de sementes de feijão e mais um kit de sementes de hortaliças.

De acordo com o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pelotas, sociólogo Robson Becker Loeck, que também acompanhou a entrega das sementes, as comunidades quilombolas do município são assistidas constantemente pela equipe, que busca organizá-las e incluí-las em uma série de políticas públicas federais, estaduais e municipais. "Além do trabalho que já realizamos para aprimorar o repasse de recursos financeiros para essas famílias, buscamos outros benefícios, como o de hoje, para um desenvolvimento pleno das comunidades. Essas sementes representam segurança alimentar e subsistência para essas pessoas, que também podem adquirir renda com a venda de excedentes", explicou Loeck.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas
Jornalista Helena Boucinha
Estagiária Victória Salomão
(53) 3242-6269

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRs
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br