Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
07/12/2017

Estímulo do governo amplia irrigação em Catuípe

Programas estaduais, aliados à assistência técnica, têm acelerado a escalada de projetos para irrigação em Catuípe, no Noroeste gaúcho. Ao todo são 45 projetos, o equivalente a R$ 1,6 milhão, elaborados no município pela Emater/RS-Ascar, com aporte de recursos dos programas Irrigando a Agricultura Familiar e Mais Água Mais Renda, vinculados às secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), respectivamente. A importância dada ao assunto motivou um dia de campo, realizado nesta quarta-feira (06/12).

A irrigação é particularmente importante para Catuípe, que depende do pasto e lavoura de milho irrigados para manter sua bacia leiteira de 23 milhões de litros/ano. Por isso, o dia de campo, realizado na propriedade da família Zandomenighi, na localidade de Santa Tereza, "foi um sucesso", na avaliação do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Carlos Dalla Corte. Além de agricultores, também participaram do evento o prefeito Joelson Baroni, vice-prefeito Gladimir Wey, gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Vito Cembranel, vereadores, representantes de sindicatos, Conselho Agropecuário, gerentes de bancos, empresários e extensionistas rurais.

"Temos mais cinco projetos na fase final de elaboração e existe demanda por um grupo de médios produtores, que até então não eram assistidos pela Emater. Esses agricultores, ao participarem dos nossos dias de campo, nos procuraram e estudamos a possibilidade de elaborar projeto de irrigação para a cadeia produtiva de bovino de corte", disse Dalla Corte.

O dia de campo sobre irrigação teve apoio da Agriflora, Banco do Brasil, Ceriluz, BBS Sementes, Embrapa Clima Temperado e prefeitura de Catuípe.
Programação

1ª Estação: Solos - Origem e Formação x Degradação/ Avaliação, Diagnóstico Municipal da Fertilidade. Engenheiros agrônomos Cleriston Fidelis Marchesan e Carlos Dalla Corte (Emater/RS-Ascar).

2ª Estação - Aspectos Importantes na Instalação e Manejo da Irrigação / Novos Sistemas. Engenheiros agrônomos Vinicius Boaro (Agriflora) e Volnei Righi (Emater/RS-Ascar).

3ª Estação - Forrageiras: Implantação e Manejo de Forragens / Vazios Forrageiros Inverno-Verão. Técnico agropecuário Geraldo Kasper (Emater/RS-Ascar) e professor Emerson Pereira (Unijuí).


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti
cbrutti@emater.tche.br
(55) 3333-8040 / 99976 8547

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br