Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
07/12/2017

Solenidade formaliza conclusão de cursos para produtores em Lajeado

Uma solenidade foi realizada na tarde de quarta-feira (06/12), no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, com o objetivo de formalizar a conclusão dos cursos de Criação de Peixes e Produção Orgânica de Frutas e Hortaliças. Voltadas a agricultores do município, as capacitações foram ministradas por extensionistas da Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) da Prefeitura de Lajeado. Na ocasião, 46 produtores receberam certificado pelo término do curso.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar, Andréia Binz Tonin, as atividades têm importância para o município, uma vez que buscam atender as demandas tanto do meio rural, como urbano. "A capacitação em piscicultura, por exemplo, visa qualificar os produtores que estão na atividade estimulando-os para a criação e comercialização e também através da realização de feiras em que os pescados são vendidos diretamente para o consumidor, que tem acesso a este produto com um preço muito mais justo", analisa.

Para a extensionista, o mesmo vale para o curso de produção orgânica de frutas e hortaliças, uma vez que o objetivo principal deste é qualificar os agricultores para a produção de alimentos orgânicos, livres de agroquímicos. "Um tipo de cultivo que tem sido cada vez mais procurado pelos consumidores", observa. Andréia destaca ainda o fato de a produção para a alimentação de subsistência, caso de alguns agricultores, possibilitar a comercialização de excedente com a entrega de um produto de qualidade e com renda garantida.

Além de agricultores e extensionistas participaram da solenidade de entrega dos certificados a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Carlos Lagemann, o secretário da Sedetag, Douglas Sandri e o coordenador do Departamento de Agricultura do município, Adi Cerutti. Lagemann valorizou a ação em parceria, destacando o empenho dos produtores na busca por qualificação. Ao final do evento foi oferecido um coquetel com produtos de agroindústrias familiares do município.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald
tbald@emater.tche.br
(51) 3729-6113

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br