Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
13/11/2017

Uso de Agrotóxicos é tema de Seminário em São Miguel das Missões

A discussão sobre o uso de agrotóxicos na agricultura motivou um grande número de lideranças e agricultores a reunirem-se, na última sexta-feira (10/11), no auditório da Câmara de Vereadores, em São Miguel das Missões. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Educação, Agricultura, do Departamento do e do Conselho Municipal do Meio Ambiente, volta-se às diretrizes estratégicas de atuação da Instituição em relação à defesa e garantia de direitos, ações socioambientais e melhoria das condições de trabalho.

Em um primeiro momento, a médica, Tânia Dal Pozzo Sartori, do Cerest Missões, de Ijuí, abordou os efeitos dos agrotóxicos na saúde do trabalhador rural e as implicações da contaminação dos alimentos pelo uso de químicos.
Na sequência, a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de Tuparendi, Débora Schallemberger de Souza, ministrou a palestra sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e Manejo Integrado de Doenças (MID). Entre os aspectos abordados, foi destacada a importância do monitoramento constante das lavouras, para assim, o agricultor poder tomar a decisão da necessidade de realizar ou não aplicação de agroquímicos.

No município de São Miguel das Missões são desenvolvidas também outras ações, pela Emater/RS-Ascar, para a redução do uso de agrotóxicos e otimização dos custos de produção, através da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social, sendo uma das ações o estímulo e orientações quanto ao uso da vespinha Trichrogramma para o controle da lagarta de cartucho na cultura do milho. Esta prática vem sendo realizado em lavouras do município, apresentando um bom resultado. Na cultura da soja, incentiva-se quando necessário o uso de produtos fisiológico e biológicos para controle da lagarta da soja e para controle da ferrugem da soja, e também é realizado monitoramento para reduzir o número de aplicações de fungicidas na cultura.

Entre as lideranças presentes no Seminário Regional sobre Uso de Agrotóxicos estiveram o gerente regional da Emater/RS Ascar Ademir Renato Nedel, o assistente técnico regional (ATR) da Emater/RS-Ascar, Jorge João Lunardi, a ATR na área social Lisete Primaz, a equipe municipal da Emater/RS-Ascar, secretários municipais da Saúde, Educação e Administração, Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente e do Conselho Municipal da Saúde, além de profissionais da área de saúde, agente de saúde, professores, estudantes e agricultores.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
dfroelich@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br