Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/10/2017

Segurança e soberania alimentar é tema de palestra em Viadutos

A convite da Fetag, a extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Nadia da Rosa, e o extensionista da Unidade de Cooperativismo de Erechim, Cleunir Augusto Paris, palestraram para produtores, lideranças e convidados. As palestras aconteceram na terça-feira (10/10), nas dependências da Câmara de Vereadores de Viadutos, com foco no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O presidente do Sindicato da Agricultura Familiar de Viadutos, Adilson Machado da Silva, abriu a reunião que teve como objetivo capacitar os participantes. A reunião foi acompanhada pelo assessor da Fetag em Sertão, Vagner Chimento.

Nadia falou sobre Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e destacou a importância nutricional na alimentação escolar, bem como as vantagens de usar alimentos da agricultura familiar local. "Com alimentos produzidos mais próximos das escolas, pode-se oferecer uma alimentação mais saudável".

Além destes fatores, destacou ainda que a produção no município pode contribuir para manter a cultura local, contribuir na inclusão social e produtiva e da sustentabilidade. A extensionista ainda falou sobre os procedimentos para implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) que podem ser através dos processos como conferências, órgãos governamentais e não-governamentais, instituições privadas com e sem fins lucrativos, entre outros.

Paris repassou orientações sobre a legislação e operacionalização do Pnae e do PAA, bem como as formas de comercialização dos produtos da agricultura familiar vinculadas a estas duas politicas públicas. A comercialização ocorre de maneira direta dos agricultores familiares e/ou de suas organizações para os Órgãos Públicos por meio de chamadas públicas.

Paris também destacou o trabalho da Emater/RS-Ascar na articulação da agricultura familiar junto com associações e cooperativas na efetivação do Pnae. "A agricultura familiar, em nível de Brasil, demonstra ainda não estar ciente da real dimensão do mercado do Pnae, e muitas das entidades executoras não estão adquirindo o mínimo de 30% das aquisições de alimentos da agricultura familiar, conforme estabelece a lei 11.947/2009. O município pode adquirir até cem por cento da produção desde que haja oferta local”, observou.

Durante o debate também foi apontada a importância da aproximação das entidades do município de Viadutos para fomentar a produção de alimentos e comercialização da produção da agricultura familiar. A Emater/RS/-Ascar, por meio das Unidades de Cooperativismo, executa o Programa de Extensão Cooperativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Na região de Erechim e Passo Fundo, a Unidade de Erechim, atende a 32 cooperativas agropecuárias.


Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Erechim
Jornalista Terezinha Mariza Vilk
tvilk@emater.tche.br
(54) 3321-5599
(54) 99976-8867

www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
www.tvemater.tche.br