Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
12/09/2017

Emater/RS-Ascar realiza capacitação sobre Soja em Santa Rosa

Extensionistas da Emater/RS-Ascar de 44 municípios da região administrativa de Santa Rosa participaram de capacitação sobre a cultura da soja, com foco em novidades na área de manejo e tecnologias inerentes à produção. Coordenada pelo assistente técnico regional de Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Fernando Dornelles Fagundes, a capacitação aconteceu na Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí), campus Santa Rosa, na semana passada (05/09).

O estudo de controle de ferrugem, manejo integrado de pragas e doenças, controle biológico conservativo, monitoramento de insetos e a rotação de princípios ativos do uso de drone nas lavouras foram os temas debatidos.

Para o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, “este evento objetiva destacar a importância de trabalhar com esta cultura, que é o principal cultivo da nossa região, com 720 mil hectares, e estimular saberes nas propriedades rurais, já que esta produção impulsiona a economia da nossa região”.

As atividades iniciaram com a pesquisadora da Embrapa Trigo de Passo Fundo, Leila Costamilan, que destacou a importância de se atentar à ferrugem da soja, a principal doença da cultura no Brasil. Apresentou as últimas informações sobre o manejo, enfatizando a perda de eficiência de alguns fungicidas.
Logo após, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Alberto Luiz Marsaro Júnior, abordou o manejo integrado de pragas na cultura da soja. “É importante a rotação de culturas nas lavouras porque aumentará a produção, melhorando o controle de plantas daninhas e insetos pela quebra de seu ciclo de desenvolvimento”, disse Alberto.

Já no período da tarde, a programação iniciou com a palestra sobre o melhoramento de soja e sistema de produção de grãos, ministrado pelo também pesquisador da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, Mércio Luiz Strieder.

Em seguida, para finalizar as atividades do dia, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cristiano Piasecki, orientado pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Leandro Vargas, enfatizou sobre o manejo integrado de plantas daninhas (MIPD) na cultura da soja. Piasecki destacou que o planejamento e o manejo de plantas daninhas devem ser realizados levando em conta o sistema produtivo (proativo) e não apenas em uma cultura específica (reativo). Foram apresentadas e discutidas as principais plantas daninhas e seus impactos na cultura da soja, bem como estratégias para o manejo, com ênfase em plantas daninhas resistentes aos herbicidas. Durante as discussões buscou-se fornecer informações que, além de orientar no manejo, aumentam a sustentabilidade da atividade agrícola.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Estagiária Daniele Hensen
A jornalista Deise Froelich
dhensen@emater.tche.br
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br