Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
12/09/2017

Festival de Cucas movimentou Praça AquilesTurra de Tuparendi

Quem passou pela Praça Aquiles Turra em Tuparendi, no Noroeste do Estado, no último sábado (09/09), se surpreendeu com a diversidade de cucas produzidas por agricultores, clubes de mães, padarias e mercados do município. O Festival de Cucas, inserido na programação da Semana do Município, buscou valorizar a cultura e a gastronomia local, em um contexto de soberania e segurança alimentar, com o envolvimento de diversas entidades.

Em torno de 300 pessoas degustaram mais de 70 cucas grandes, de 32 sabores, entre eles de açúcar mascavo, de pêssego, de amendoim, iogurte, entre várias outras receitas tradicionais das famílias do município. As receitas foram compiladas em um livro entregue às participantes que trouxeram as cucas para o Festival, e comercializado para o público em geral. O valor da venda é revertido ao Hospital de Caridade de Tuparendi.

A extensionista da Emater/RS-Ascar, Patrícia Diel Wiethölter, destaca que a proposta é estimular o resgate de receitas tradicionais que fazem parte da história das famílias de Tuparendi, caracterizando a identidade gastronômica local, além de incentivar a utilização de alimentos produzidos pela agricultura familiar do município, motivo de geração de renda e de autoestima no meio rural. Também visa mobilizar o município a envolver-se com o Festival de Cucas, de modo a estimular a criatividade e valorizar as receitas preparadas no cotidiano.

Entre as autoridades presentes no Festival estiveram o prefeito Leonel Fernando Petry e a primeira-dama Márcia Petry, o vice-prefeito Hélio Kerkhoff e esposa Regina, a presidente da Câmara de Vereadores, Beatriz Milbradt, e o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ademir Renato Nedel, e esposa Bertila. A equipe municipal da Emater/RS-Ascar também esteve presente, desde a organização do evento até sua realização.

O evento foi resultado da parceria da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Emater/RS-Ascar, Associação Comercial e Industrial, Associação dos Clubes de Mães, entre outros apoiadores da comunidade.

Crédito da foto: Débora Schallemberger Souza

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa
Jornalista Deise A. Froelich
(55) 3512-6665
(55) 9 9979-8195
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br