Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/08/2017

Seminário debateu regionalização do abastecimento em Santa Maria

Representando o secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo (SDR), Tarcísio Minetto, o diretor do departamento de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann, anunciou na quinta-feira (10/08), em Santa Maria, durante o Seminário Regional de Formação e Qualificação de Dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar, a entrega de equipamentos de modernização de centrais de distribuição de alimentos da agricultura familiar para o município, como uma balança, uma câmara de refrigeração, um caminhão com baú, uma empilhadeira, 11 pallets e 112 caixas.

Esse apoio logístico para a comercialização será utilizado no processo de regionalização do abastecimento que está sendo desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Maria, Fetag, Sebrae e mais de uma dezena de parcerias de instituições cooperativas e do setor da agricultura familiar em toda a região Central.

Nesse contexto, o município de Santa Maria está implantando o Centro Regional de Recebimento e Distribuição de Alimentos, dentro do Programa Rede de Abastecimento Regional, que foi apresentado pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

O objetivo do Programa é incentivar e organizar a produção agrícola da Região Central do Estado, a fim de atender a demanda de consumo do mercado formal, institucional e de venda direta existente em Santa Maria. - É o pontapé inicial, já estamos construindo com os municípios, com os sindicatos e com a própria Emater, que é a parceira número um da prefeitura de Santa Maria e do Estado no que se refere à agricultura familiar, extensão rural e assistência técnica, essa Central de Abastecimento Regional que é a cereja do bolo, é o que nós precisamos para alavancar esse esforço de abastecimento regional - disse Menna Barreto.

Conforme o secretário, o terreno para a construção da Central já existe, o projeto está pronto, os recursos estão sendo captados e a prefeitura garantiu a sua contrapartida. - Fazendo a gestão desse processo, a central de abastecimento é onde serão colocados esses produtos que virão dos municípios para ir para o comércio, para os supermercados e também para as instituições públicas -, disse o dirigente de Santa Maria.

O cálculo feito por Menna Barreto aponta para o atendimento de demandas de uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. - Santa Maria precisa desse abastecimento porque importa 90% do produto agrícola que consome - afirmou.

O Seminário Regional de Formação e Qualificação de Dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar, promovido pela Emater/RS-Ascar e SDR, reuniu mais de 400 pessoas entre prefeitos, secretários de agricultura, vereadores, produtores rurais e representantes de sindicatos de 35 municípios da região, no Instituto São José, justamente para debater as políticas públicas para inserção da agricultura familiar nos mercados institucionais e convencionais.

- Essa programação faz parte do planejamento da SDR, pois é uma área muito importante para a organização das cooperativas, já que gerenciar uma delas não é uma coisa do dia a dia dos agricultores, buscando atingir essa camada dos dirigentes das cooperativas no sentido de oferecer uma oportunidade de discutir gestão e aprimorar a missão de conduzir uma cooperativa. A inserção da agricultura familiar nos mercados institucionais e convencionais é um canal de comercialização que se abre para a agricultura familiar extremamente importante - declarou o diretor Lino Hamann.

Para a gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Regina Hernandes - este Seminário tem uma importância extraordinária para a agricultura familiar de Santa Maria e de toda a região não somente porque nos mostra as politicas públicas do governo do Estado para a inserção da agricultura familiar nos mercados institucionais e convencionais, mas também porque apresenta os vários passos no caminho que está sendo percorrido por diversas entidades para que se alcance esse objetivo aqui na região. A nossa agricultura precisa de caminhos, mas precisa especialmente de nós, enquanto instituições comprometidas com o desenvolvimento rural para ajudarmos nessa caminhada. E, como sabiamente diz o governador Ivo Sartori, precisamos fazer o que precisa ser feito – declarou Regina.

Durante o evento, o abastecimento regional de alimentos foi tratado pelo assistente técnico de Organização Econômica do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Eduardo Rigon Gelain.

As palestras também versaram sobre Agricultura Familiar e Comércio Regional de Alimentos e sobre Estratégias de Comercialização em Redes de Cooperação.

Ciclo de Seminários
Para aperfeiçoar a gestão de cooperativas e promover a educação cooperativista, a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) está organizando em todo o Estado um ciclo de seminários regionais que integram as ações do Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho da SDR. - O governo do Estado apoia a criação de redes de cooperativas para qualificar sua gestão, oferecendo equipes multidisciplinares para auxiliar a melhorar processos na produção, na comercialização, nos setores financeiro, contábil e social, entre outros” - afirma o secretário Tarcisio Minetto. - Também buscamos promover a educação cooperativista por meio de cursos e palestras”, acrescenta.

As próximas edições do Seminário Regional de Formação e Qualificação de Dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar serão em Porto Alegre (18/08), Santa Rosa (27/09), Ijuí (28/09), Frederico Westphalen (04/10) e Pelotas (12/10).



Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Santa Maria
Jornalista Helena Boucinha
hboucinha@emater.tche.br
(55) 3222 - 4011
(55) 99935 - 2636
www.facebook.com/EmaterRS
https://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS

Com informações da Superintendência de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria, Jornalista Maurício Araujo.