Notícias

Detalhe Notícia

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra
11/08/2017

Emater/RS-Ascar capacita agroindústria familiar de Lagoa Vermelha

Com o objetivo de dar continuidade ao processo de qualificação das agroindústrias familiares do município de Lagoa Vermelha, foi realizada uma capacitação em segurança alimentar voltada para agroindústrias de farináceos. Promovida pela Emater/RS-Ascar de Lagoa Vermelha, a atividade foi realizada nesta quinta-feira (10/08), nas instalações da Agroindústria Agrocedro, na comunidade de Capão do Cedro.

Participaram sete integrantes da Agrocedro e três agricultoras familiares interessadas em na regularização e na qualificação para melhor fabricar os produtos. A instrutora foi a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Luciana Gobbi. Na oportunidade foram ensinadas massa integral, massa básica, de cenoura, de beterraba, de espinafre e massa para estrusora. Entre as modelagens as participantes aprenderam gravatinhas, trufie, farfalle. Além disso, ainda foram ensinados a fazer os molhos de tomate especial, de berinjela, de abobrinha, carbonara, manteiga e sálvia, bechamel e quatro queijos

De acordo com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Lagoa Vermelha, Denise Ferreira de Oliveira, na avaliação das participantes, o evento foi muito proveitoso, pois a produção de alimentos à base de farináceos é o carro chefe da maioria das agroindústrias. "É sempre é importante aprimorar as técnicas de fabricação, pois as agroindústrias participantes da capacitação realizam entrega de alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae)", explicou.

A agricultora Ana Benta Pascual referiu-se à capacitação como uma grande oportunidade de aperfeiçoar seu trabalho, pois foram apresentadas novidades no ramo de massas caseiras. A jovem Jozelaine Almeida aprovou a iniciativa. "Foram apresentadas novas formas de se consumir os produtos, como as massas coloridas produzidas com uso de vegetais, uma forma de tornar a alimentação mais saudável", disse. Outra participante, a agricultora Roselei Xavier, disse ter aproveitado muito o curso, pois conheceu grande variedade de massas frescas a serem produzidas e inéditas no mercado local.

Segundo a extensionista Denise Ferreira de Oliveira está prevista a realização da segunda etapa do curso de massas no mês de outubro, no mesmo local, quando serão abordadas a fabricação de massas recheadas.


Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Passo Fundo
Jornalista Vanessa Almeida de Moraes
(54) 3311-5066
(54) 9 9976-8862

www.facebook.com/EmaterRS
http://twitter.com/EmaterRS
www.youtube.com/EmaterRS
tv.emater.tche.br