Emater de A a Z

Expointer

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

BIODIVERSIDADE

Coordenador do espaço: Marcelo Biassusi
Espaço de interação com os visitantes para reconhecimento, troca de experiências e relatos da biodiversidade de plantas alimentícias ou de utilidades de origem tradicional, conhecidas como “crioulas”, “antigas” ou “PANCs”. Serão apresentadas sementes, plantas, frutas, tubérculos das plantas bem como produtos de uso ou consumo, além de materiais de propagação. Serão disponibilizadas informações de manipulação ou manuseio dos produtos, destacando a tendência de procura gourmet ou saúde. Demonstrações de sistemas de cultivos possíveis considerando as características agronômicas específicas para produção.

BOVINOCULTURA DE LEITE

Coordenador do espaço: Carlos Roberto Vieira da Cunha
Espaço destinado à divulgação da Produção de Leite à Base de Pasto, com ênfase na Criação da Terneira, Espécies Forrageiras, Controle do Carrapato e Manejo Reprodutivo.

 

CAMINHOS DO MEL

Coordenador do espaço: Ricardo Gutierrez
O espaço tem como objetivo mostrar aos visitantes urbanos e agricultores a percepção dos processos que envolvem a cadeia do mel (abelhas com ferrão e melíponas). Serão apresentadas plantas com potencial melífero, manuseio de melíponas, implementos de uso na atividade (parceria com empresas que comercializam e associações de apicultores), colheita e comercialização dos produtos apícolas.

CLASSIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Coordenador do espaço: Jair Domeghini
Divulgar os serviços de Classificação de Produtos Vegetais e Certificação de Produtos os quais têm por objetivo garantir mais qualidade e maior segurança no controle de qualidade dos alimentos.

COZINHA DEMONSTRATIVA

Coordenador do espaço: Leila Ghizzoni
Apresentar aos visitantes da feira diferentes tipos e formas de aproveitamento da batata-doce.

ENERGIAS ALTERNATIVAS

Coordenador do espaço: Luís Bohn
Espaço destinado à divulgação das ações da Emater/RS-Ascar no assessoramento às questões relacionadas à energia solar. O momento atual aponta as energias como importante insumo aos produtores rurais quer seja pela qualidade como pela quantidade, de modo a incrementar os custos de produção. Serão apresentadas tecnologias e estratégias em debate no estado gaúcho.

FRUTICULTURA

Coordenador do espaço: Luís Bohn
Espaço destinado a divulgação de Boas Práticas Agrícolas na fruticultura, focando cuidados na implantação de pomares comerciais e domésticos.

GESTÃO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR

Coordenador do espaço: Célio Cole
Espaço destinado a divulgação do Programa Gestão Sustentável da Agricultura Familiar cujo objetivo é promover a gestão e a adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais do Rio Grande do Sul.

OLERICULTURA

Coordenador do espaço: Luís Bohn
Espaço destinado a divulgação das Boas Práticas Agrícolas na olericultura. O cenário será em quatro ambientes de produção: estufa, ar livre, sombrite e sistema protegido. No espaço serão apresentadas várias formas de cultivo de olerícolas em substrato e canteiros na perspectiva de apontar aos agricultores diversas ideias e técnicas para produção em bancada, na perspectiva de redução de penosidade. Nas formas de cultivos de produção comercial apresentadas haverá possibilidades técnicas correlacionadas para cultivo em pequenos espaços e horta urbana.

PECUÁRIA FAMILIAR

Coordenador do espaço: Ricardo Gutierrez
O espaço tem como objetivo ressaltar a importância do uso do cavalo como instrumento de trabalho, lazer, esporte e companhia, especialmente no contexto de vida do pecuarista familiar. O mesmo espaço será aproveitado para divulgação do Curso “Manejo Básico do Cavalo”, oferecido no CETAM.

PISCICULTURA

Coordenador do espaço: Carlos Roberto Vieira da Cunha
Espaço destinado à divulgação da piscicultura com ênfase no policultivo de carpas.

SANEAMENTO BÁSICO

Coordenador do espaço: Luís Bohn
Espaço destinado a informar os visitantes sobre técnicas de saneamento para educação e promoção da saúde da população e para a qualidade do ambiente em geral, em como evidenciar que o saneamento básico transversaliza as diretrizes para o desenvolvimento sustentável uma vez que promove a defesa e a garantia de direitos e a inclusão social e produtiva.

SECAGEM E ARMAZENAGEM

Coordenador do espaço: Adolfo Guilherme Martins Costa
Apresentar aos visitantes tecnologias de secagem e armazenagem de grãos - Silo de Alvenaria com Ar Forçado.

SOLOS

Coordenador do espaço: Marcelo Biassusi
O espaço tem por objetivo demonstrar a importância do bom manejo do solo através de práticas conservacionistas que visem a diminuição do escorrimento superficial da água e manutenção da estrutura do solo, através da utilização de diferentes plantas de cobertura e práticas mecânicas de controle da erosão como a construção de terraços.