Emater de A a Z

Área Técnica

Milho

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

O Brasil é terceiro produtor com cerca de 6,3% da produção mundial, e também o terceiro maior consumidor com um consumo de 7,95% da produção mundial, que na safra 2010 foi de 796.333 milhões de toneladas. O milho assume cada vez maior importância no Rio grande do Sul, pela rotação e diversificação de culturas, pela sustentabilidade das propriedades, pelo estado ser um grande produtor de carne e leite, onde o milho entra como principal insumo, por isso sua produção tem importância estratégica nas propriedades, principalmente dos agricultores familiares onde a a cultura faz parte do cotidiano da família rural que está presente 434 municípios do Rio Grande do Sul sendo um dos pilares da economia do Estado, visto que o milho é a segunda cultura com uma área estimada para a safra - 2011/2012, de 1.154.870 hectares.

O desenvolvimento e a sustentabilidade da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, tem relação direta com o avanço e consolidação desta cultura.

Objetivo

O trabalho da extensão rural, tem por objetivo contribuir no desenvolvimento da cadeia do milho buscando, consolidar o estado do Rio Grande do Sul como grande produtor de forma sustentável e eficiente, além de ser um grande produtor de proteína animal, onde o milho é o principal produto para formulação da ração. As ações deverão proporcionar maior sustentabilidade ambiental social e econômica dos agricultores e do estado.

Ações

  • Transferência de tecnologias geradas pela pesquisa.
  • Prestar assistência técnica e principalmente para os agricultores familiares
  • Praticas sustentáveis como adubação verde, plantio em nível
  • Uso racional dos insumos.
  • Capacitar técnicos e produtores, visando difundir praticas de sustentabilidade.
  • Minimizar perdas na colheita
  • Secagem e armazenagem de milho na propriedade
  • Reunião técnica do milho

Arquivos

Baixar PDF O Milho e o Clima

Responsáveis pelas Informações

Alencar Paulo Rugeri
Duplhe Pinheiro Machado

Links Úteis

www.agricultura.gov.br/
Atas e Resumos 2011
www.cnpaf.embrapa.br/