Emater de A a Z

Área Técnica

Mecanização Agrícola

Separador vertical Imprimir esta página Separador vertical Diminuir letra Aumentar letra

A mecanização agrícola está presente em 120.000 propriedades agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul. As propriedades de agricultura familiar com mecanização chega a 105.000 com 125.000 tratores com menos de 100cv.

O crédito rural tem oportunizado a aquisição de máquinas e equipamentos com prazos alongados permitindo a renovação da frota e também a mecanização em pequenas propriedades.

Com a mecanização agrícola, a propriedade rural tem melhorado a qualidade de vida dos produtores e estimulado a permanência de jovens no meio rural.

O uso incorreto das máquinas,e equipamentos agrícolas, tem reduzido a vida útil e reduzido também as produções e produtividades.

O custo dos tratores e o custo hora máquina estão cada vez mais altos.

Grande parte dos operadores tem poucos conhecimentos de manutenção, uso e regulagens dessas máquinas

Os técnicos Extensionistas precisam ter conhecimento mínimo de mecanização para melhor orientar os agricultores nas regulagens de pulverizadores, de máquinas de plantio, de máquinas de preparo do solo de máquinas que processam colheitas dentre outras.

A Emater-RS tem oferecido vários cursos em centros de treinamento e no meio rural de regulagens e usos desses equipamentos buscando uma melhor precisão na agricultura

Na mecanização agrícola precisa-se trabalhar e orientar seus usuários que a precisão na agricultura é fundamental para aumento de produção e produtividade.

Objetivo

Orientar, através de capacitações e assistência técnica os produtores e operadores de máquinas e equipamentos agrícolas, na sua operação e regulagem, aumentando a eficiência do trabalho e a vida útil.

Organizar produtores no uso coletivo de máquinas e implementos agrícolas.

Público

Agricultores familiares, pecuaristas familiares, pescadores artesanais, aquicultores, assentados, quilombolas e indígenas

Ações

  • Capacitação de técnicos
  • Capacitação de agricultores
  • Orientação de agricultores nas propriedades

Responsáveis pelas Informações

Jose Enoir Daniel